Seminário debate desafios do tratamento de documentos cartográficos e outros

Evento na terça-feira (10) também marca o lançamento das novas plataformas on-line da Revista do Arquivo Público do Estado

seg, 09/10/2023 - 15h14 | Do Portal do Governo

Na terça-feira (10) o Arquivo Público do Estado realiza o seminário “Documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura: desafios do tratamento arquivístico”. Este é o tema da Revista do Arquivo nº 15, que será lançada no evento, junto com as novas plataformas da revista on-line.

O seminário acontecerá das 10h às 12h e das 14h às 16h, no auditório do Arquivo e com transmissão simultânea pelo YouTube: youtube.com/arquivopublicosp.

O coordenador do APESP, Thiago Nicodemo, diretores e editores apresentarão as novas plataformas da Revista do Arquivo, que passa a ser hospedada na plataforma WordPress, para agilizar e dinamizar a produção das edições. Outra novidade é a adoção da plataforma Open Journal Systems (OJS), especificamente para a seção de artigos científicos. A utilização do OJS vai garantir uma relação ética e transparente entre editores, autores e pareceristas.

Editada desde 2015, agora a Revista do Arquivo passa receber os artigos científicos e conteúdos editoriais das seções em fluxo contínuo, permitindo que sejam publicados conforme forem produzidos e aprovados, tornando a revista mais dinâmica.

Ainda na parte da manhã, o seminário terá apresentações dos articulistas da edição, cujo foco é o tratamento arquivístico de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura. A roda de conversa será mediada pelas editoras convidadas Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico do Município de Rio Claro e Noemi Andreza da Penha, diretora técnica do Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico do APESP.

À tarde, as editoras mediarão o debate sobre “Gestão, preservação e difusão de documentos cartográficos, de engenharia e arquitetura”, com a presença de Paulo Batista, secretário da Comissão Executiva da Seção de Arquivos de Arquitetura do Conselho Internacional de Arquivos; Thiago Vieira, coordenador geral de processamento técnico e preservação do Arquivo Nacional; Andrés Passaro, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Documentação, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UFRJ; Claudio Muniz Viana, arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ e Alcília Afonso de Albuquerque, coordenadora do Comitê Nacional de Documentos do Icomos Brasil e Coordenadora Executiva do Docomomo Brasil.

Link para a programação completa, inscrições e emissão de certificados: www.arquivoestado.sp.gov.br/web/eventos.