Segunda fase da Fuvest 2020 começa neste domingo

Portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h; lista de aprovados para USP será divulgada dia 24

dom, 05/01/2020 - 8h14 | Do Portal do Governo

Começa neste domingo (5) a segunda fase da Fuvest 2020, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP). A primeira etapa, realizada em novembro de 2019, reuniu 129.148 candidatos, dos quais 31.761 foram convocados para as provas deste domingo e segunda-feira (6).

Para 2020, a universidade oferece 11.147 vagas em 106 carreiras de graduação. Do total, 8.317 são destinadas exclusivamente à seleção pelo Concurso Vestibular Fuvest 2020. As demais vagas são destinadas a outras formas de ingresso.

As provas da segunda fase serão aplicadas em 20 cidades da região metropolitana da capital, interior e litoral. Neste domingo, a prova é de português e tem duração máxima de 4 horas. As questões são em formato discursivo e incluem as obras literárias cobradas na primeira fase. Há dez questões em que o candidato terá de demonstrar domínio em compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. Há também uma redação, em que o candidato terá de fazer uma dissertação.

Na segunda-feira (6), a prova também é dissertativa, composta por 12 questões de acordo com a carreira escolhida, variando entre duas a quatro disciplinas. A lista de classificados para a matrícula na USP será divulgada no dia 24 de janeiro de 2020 no site da Fuvest.

O que levar

A Fuvest recomenda que os candidatos levem:
– Documento de identidade original com foto
– Caneta esferográfica de tinta azul
– Lápis, lapiseira, borracha,apontador e régua transparente para uso em rascunhos
– Alimentos leves e água, se desejarem

O que é proibido levar

A organização do vestibular lembra que é proibido durante a prova o uso de:
– Relógio
– Equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc
– Material impresso ou para anotações
– Corretivo
– Canetas diferentes da esferográfica
– Caneta marca-texto
– Gorro, boné, chapéu e óculos de sol
– Fone de ouvido ou protetor auricular