Sefaz-SP mobiliza servidores em campanha de doação de sangue

Ação é realizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida da Pasta, em parceria com a Fundação Pró-Sangue

seg, 07/06/2021 - 16h23 | Do Portal do Governo

"O SEU TIPO IMPORTA"

A Secretaria da Fazenda e Planejamento realiza, entre hoje (7) e amanhã (8), a campanha de doação de sangue “O seu tipo importa!”, que mobiliza os servidores para ajudar a arrecadar bolsas de todos os tipos sanguíneos. A campanha é realizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) em parceria com a Fundação Pró-Sangue.

Já neste primeiro dia, a ação conseguiu reunir um grande número de fazendários e alertar sobre a importância da doação de sangue, uma vez que os estoques estão baixos em todo o Estado. Fazer a doação é essencial: cada pessoa que doa ajuda a salvar até quatro vidas.

Para Ana Paula Forli, diretora do NQV, o primeiro dia da campanha foi bastante especial. “As pessoas saíram muito alegres por poder doar sangue. O NQV agradece a adesão e empenho de cada um que despendeu de seu tempo para realizar um gesto de doação”, ressaltou.

Os servidores que estão nos postos fiscais e unidades regionais mais distantes da capital, a doação pode ser feita nos hemocentros mais próximos.

A ação tem o objetivo de sensibilizar os fazendários sobre a importância da doação de sangue e, com a adesão dos servidores, aumentar os estoques de todo o Estado. Na capital, a instituição responsável por essa coleta é a Fundação Pró-Sangue que, além de ser a principal rede de coleta de sangue do território paulista, está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina, posição no ranking que não a impediu de ser impactada pela diminuição do estoque, chegando a níveis críticos.

A carência de voluntários para doação de sangue é grande e com a pandemia o número diminuiu ainda mais. Sendo assim, a adesão dos fazendários foi decisiva para a realização desta campanha, destaca Maurício Barutti, diretor do Departamento de Recursos Humanos e de Gestão de Pessoas. “Ter o apoio dos fazendários nessa campanha é muito gratificante, estamos satisfeitos porque esse foi um esforço coletivo”, completa.

Regina Pokorny, integrante do Núcleo de Qualidade de Vida, reforça, ainda, que os testemunhos de pessoas que se transformaram em doadores regulares são inspiradores. “A satisfação que o ato de doar sangue proporciona, que é o de ter em suas veias a capacidade de fazer a diferença na vida do outro, é um sentimento que transforma a vida do doador”, diz.