SEDPcD comemora Dia Nacional do Surdo com encontro on-line de surdos

Com palestras e entrevistas, debate abordou democracia, formação e identidade relacionado ao tema da pessoa com deficiência auditiva

ter, 28/09/2021 - 12h10 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, nesta segunda-feira (27) a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou o 1º Encontro de Surdos – Visibilidade surda: democracia, formação e identidade. O evento on-line aconteceu por meio de live transmitida nas redes sociais da Secretaria (@pessoacomdeficienciasp) e alcançou mais de 500 pessoas.

O objeto do encontro foi promover a visibilidade da pessoa surda, suas principais demandas e reflexões sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Educação de Surdos e questões histórico-culturais e de identidade que permeiam suas vidas.

“Realizamos hoje este primeiro encontro para surdos, deixando um legado. Nós, do Governo de SP, trabalhamos para atender de forma concreta às necessidades da comunidade surda e também de todas as pessoas com deficiência. Essa é a minha luta, levar dignidade de vida para todas as pessoas do estado de São Paulo”, afirmou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Além da Secretária, o encontro contou com a presença da mediadora, Silvia Sabanovaite, do organizador da 3ª Conferência dos Direitos e Cidadania dos Surdos –  CONDICISUR, Alexandre Jurado, do Mestre em educação e professor da DERDIC-SP, Ricardo Nakasato, da Coordenadora da unidade socioeducacional da Fundação de Rotarianos de SP, Débora Caetano e da Delegada Titular da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Dra. Maria Valéria Santos, do Coordenador da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Luiz Oberdan e os intérpretes de Libras Edilson Andrade e Flávia Lima.

Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededados.sedpcd.sp.gov.br), em São Paulo há mais de 436 mil pessoas com deficiência auditiva.