Sede do governo sedia abertura da 14ª Mostra de Cinema Negro

Em evento no Palácio dos Bandeirantes, mostra internacional destaca diversidade e miscigenação através de filmes homenageados

seg, 26/02/2018 - 21h29 | Do Portal do Governo

Pelo 14º ano consecutivo a cidade de São Paulo sediou a abertura da Mostra Internacional de Cinema Negro, que teve a cerimônia de abertura realizada nesta segunda-feira (26) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin foi homenageado pelos organizadores com troféu e medalha de Honra ao Mérito da 14ª edição do Cinema Negro. “É um grande prazer sediar este evento pelo 14º ano consecutivo. Mas o importante é a nação, o laço que nos une. Pode haver história do povo negro sem o Brasil, mas não pode haver história do Brasil sem o povo negro”, disse Alckmin.

O curador da mostra, Celso Luiz Prudente, destacou a importância de iniciativas como essa para aproximar os povos: “Hoje nós chegamos ao ponto de realização. Existe dificuldade, mas ainda que esses passos sejam longos, nós estamos no caminho para a construção da paz.”

A coronel Helena Reis, primeira mulher negra a assumir o comando da Casa Militar do Estado de São Paulo, também ressaltou o valor da mostra. “São filmes que retratam os nossos construtores da nação. Muitas vezes esses filmes não são divulgados, e é uma oportunidade de ver um filme que não está nas grandes redes de cinema”, disse a oficial.

Os filmes homenageados na 14ª Mostra Internacional de Cinema Negro são: “Mestre Leopoldina”, “Uma princesa negra no Maraba”, “Carnaval em lá maior”, “Caco Velho”, “Ataulfo Alves”, “Alápini” e “Quilombos Americanos”. A programação acontece de fevereiro a novembro e percorre vários países.

O cantor e músico argentino Osvaldo Castañeda participou da abertura da 14ª Monstra Internacional do Cinema Negro e destacou a união dos povos. “É uma grande emoção e um prazer vir lá dos cantos da Argentina com o Uruguai cantar aqui neste evento onde se pratica a paz”, disse o músico com sotaque castelhano.