Secretários de Estado visitam comunidades quilombolas no Vale do Ribeira

Gestores apresentaram programas do Governo de SP voltados à região, como o Vale do Futuro, Prospera e Cultivando Negócios

sex, 01/11/2019 - 10h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Fundação Itesp

Os secretários de Estado da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, e do Desenvolvimento Social, Célia Parnes, estiveram nesta quarta-feira (30) em duas comunidades quilombolas no Vale Ribeira. A visita foi acompanhada pelo diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, e teve como objetivo conhecer as comunidades e apresentar os programas do Governo de São Paulo voltados para a região, como o Vale do Futuro, Prospera e Cultivando Negócios.

“Foi uma alegria conhecer um pouco mais das histórias das comunidades. São pessoas que trabalham na terra, valorizam a cultura e possuem um espaço turístico para valorização das tradições dos seus descendentes. Continuaremos a trabalhar com políticas públicas necessárias ao desenvolvimento da região”, salientou Paulo Dimas Mascaretti.

“O pontapé inicial do Governo do Estado foi dado com o lançamento do Programa Vale do Futuro, que visa a levar desenvolvimento econômico e social para o Vale do Ribeira”, completou.

DownloadDivulgação/Fundação Itesp

Qualidade de vida

Na comunidade de Ivaporunduva, no município de Eldorado, os gestores foram recepcionados na igreja local, um marco histórico da comunidade, conversaram com os quilombos sobre os trabalhos que serão executados no Vale do Ribeira com relação ao Programa Vale do Futuro e almoçaram na pousada da comunidade.

Os secretários também estiveram na comunidade de Morro Seco, em Iguape. No local, deles apresentaram os planos do Governo do Estado, ouviram os quilombolas e falaram sobre os programas das secretarias. Em Morro Seco, foi entregue pelas autoridades presentes aos moradores da comunidade a licença ambiental para cultivo de cinco roças tradicionais, conforme projetos apresentados pela Fundação Itesp e emitidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“Foi uma visita extremamente importante. Seguimos a orientação do Governador João Doria para levar desenvolvimento, geração de renda e qualidade de vida para essas comunidades”, salientou Claudemir Peres.

Megaprojeto

O Vale do Futuro é um megaprojeto de políticas públicas para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. O programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o fim de 2022.

A meta do Governo de São Paulo é alavancar a atividade econômica nas cidades do Vale do Ribeira e eliminar gargalos sociais de curto prazo, em benefício de uma população somada de 340 mil habitantes. Ao mesmo tempo, o Estado organiza ações intersetoriais entre 20 secretarias para obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região, com ênfase em saneamento, saúde, educação, infraestrutura urbana, logística e habitação.

Programa Prospera

Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o Programa Prospera promove a mobilidade social aliada à garantia de permanência de jovens na escola, projeto de vida e tutoria e fortalece a proteção social por meio da ampliação do repasse do Fundo a Fundo aos 22 municípios que compõem o Vale do Ribeira.

Cultivando Negócios

Trata-se de uma plataforma digital que vai facilitar e mediar o contato entre pequenos produtores rurais e compradores, para fortalecer a produção e a geração de emprego e a renda no campo.

A comercialização será com segurança e preço justo, estimulando inovações tecnológicas, agregação de valor, diversificação da produção e desenvolvimento das regiões atendidas pela Fundação Itesp.