Secretaria de Estado da Habitação entrega 66 casas em Santa Branca

A CDHU investiu R$ 7,2 milhões no empreendimento, viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou as obras

qui, 05/11/2020 - 20h26 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, entregou nesta quinta-feira, 5 de novembro, 66 casas na cidade de Santa Branca, região de São José dos Campos.

Para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma virtual, às 15 horas, com transmissão pelo Facebook da CDHU.

O descerramento da placa inaugural foi na capital, na sede da pasta, com participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e do diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin. Já a entrega das chaves dos imóveis ocorreu no município de Santa Branca. Raimunda de Jesus Silva recebeu a chaves da sua nova residência das mãos do prefeito Renato Paiva, representando todas 66 famílias beneficiadas.

A CDHU investiu R? 7,2 milhões no empreendimento, viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou as obras. O sorteio para seleção das famílias ocorreu em agosto de 2019.

As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área útil de 44,69 m². Serão entregues com as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional, azulejo no banheiro e na cozinha, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica. O empreendimento conta com infraestrutura completa: redes de água, elétrica e esgoto; pavimentação, drenagem, paisagismo, urbanismo e iluminação pública.

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE.

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Trabalho na cidade e na região – Na cidade de Santa Branca, a CDHU já entregou 103 moradias, incluindo as 66 unidades habitacionais desta entrega. Na região de São José dos Campos, foram entregues 35.413 moradias de interesse social. Outras 1.132 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R? 127,6 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.