Secretaria de Desenvolvimento Regional apoia o Programa Juventude Empreendedora

Ação que oferece curso gratuito de empreendedorismo a jovens se adaptou ao formato online e ocorrerá de 15 a 19 de junho

qua, 10/06/2020 - 8h26 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SDR

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), pactuou junto ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) o Programa Juventude Empreendedora.

Devido ao enfrentamento da epidemia do novo coronavírus em todo território brasileiro, a capacitação destinada a jovens de 17 a 29 anos será realizada de 15 a 19 de junho, em formato online. Essa é mais uma iniciativa do Conjuve que recebe o apoio do Governo de São Paulo.

“O Governo do Estado está comprometido em acompanhar de perto como os jovens paulistas têm confrontado este momento de tantas mudanças, mas também trabalhamos pensando no momento pós-pandemia. Estamos apoiando mais essa iniciativa do Conjuve com o objetivo de capacitar e incentivar nossos jovens a abrirem seu próprio negócio e terem renda própria, mas também a enfrentar as dificuldades em tempos de coronavírus”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Adaptação

Criado em parceria com o Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Programa Juventude Empreendedora realizado inicialmente de forma presencial precisou se adaptar a epidemia enfrentada em todo o Brasil. O Juventude Empreendedora Online é um curso gratuito para criar, mas também manter um negócio com poucos recursos em tempos de coronavírus.

“O curso também é importante para a Coordenadoria Estadual de Juventude, em que estamos incentivando os nossos jovens paulistas a se capacitarem e estarem preparados para o mercado quando passarmos por este momento tão difícil que está sendo o enfrentamento da pandemia. Temos apoiado as ações da Conjuve e continuaremos trabalhando juntos em prol dos nossos jovens”, diz o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira.

A capacitação é dividida em onze etapas, que abordam finanças, comunicação online e offline, gestão de pessoas, entre outros. A iniciativa ainda conta com dicas e guias práticos para auxiliar os jovens a superar a crise.

“Acreditamos que o contexto atual apresenta desafios complexos e por isso decidimos promover essa grande coalisão, envolvendo também gestores estaduais e municipais de políticas de juventude, além das organizações, redes de movimentos de juventude que fazem parte do Conselho Nacional e dos Conselhos Estaduais de Juventude”, acrescenta Rafael Davi, Presidente do Conselho Nacional de Juventude.

As aulas online serão realizadas de 15 a 19 de junho, sempre das 9h às 13h, e contarão com monitores preparados, metodologia exclusiva, guias práticos e um negócio por aluno. Para se inscrever, o interessado deve acessar o link https://www.juventudeempreendedora.com/.