Secretaria de Cultura participa da 15ª Primavera dos Museus

De 20 a 26 de setembro, museus do Governo de São Paulo integram a ação com exposições, filmes, bate-papos e vídeos

qua, 15/09/2021 - 11h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Governo do Estado de São Paulo participa da 15ª edição da Primavera dos Museus, evento realizado anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) que visa promover instituições culturais do país. Sob o tema ‘Museus: perdas e recomeços’, a programação da SEC deste ano gira em torno de filmes, vídeos e exposições presenciais, além de ações virtuais e uma extensa programação que aborda os efeitos da pandemia. O evento acontece de 20 a 26 de setembro com cerca de 700 instituições inscritas.

“A Primavera dos Museus é sempre fundamental para que possamos interagir com nossos visitantes, promover e valorizar as instituições museológicas, colocar em perspectiva nossas experiências e pensarmos colaborativamente com a sociedade sobre os novos desafios que se colocarão daqui para frente” afirma Paula Paiva Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da SEC.

Como parte da programação, no dia 20, o Museu Catavento exibe um vídeo explicativo sobre o tema desta edição. O Memorial da Resistência, organizou um encontro com profissionais para falar sobre a produção audiovisual do espaço durante a pandemia. No Museu do Futebol, será exibido o documentário “Jogando em casa: nossas memórias do isolamento”, que apresenta relatos da equipe da instituição sobre o isolamento imposto pela quarentena e os desafios do trabalho remoto.

O Museu da Imigração programou a estreia da instalação Avoar, que recebeu a doação da produção de pássaros de cerâmica com mensagens positivas de ceramistas de todo Brasil e da América Latina. Dia 22, a Pinacoteca e o Museu de Arte Sacra de São Paulo promovem ação integrada dirigida para professores e vai abordar os contrastes e aproximações das coleções das duas instituições.

Em Tupã, interior de São Paulo, o Museu Índia Vanuíre programou a exibição de uma série de depoimentos sobre a pandemia e como a instituição indígena se reinventou durante o período. No interior e litoral, os museus do Café (Santos), Casa de Portinari (Brodowski) e Felícia Leirner (Campos do Jordão) também prepararam ações exclusivas para o evento.

Confira a programação completa:

Memorial da Resistência de São Paulo

Programação: encontro com profissionais de turismo e professores sobre o potencial dos recursos audiovisuais produzidos pelo Memorial durante o período de isolamento social. O evento terá como tema a criação de roteiros turísticos pedagógicos.
Dias e horários: Quarta, 22 de setembro, às 15h.
Mais informações: www.memorialdaresistenciasp.org.br

Programação: vídeo Arquivos da ditadura: luta e resistência em Perus, propõe uma imersão no acervo do museu para apresentar as memórias de resistência e repressão no bairro durante a ditadura civil-militar.
Dias e horários: Sábado, 25 de setembro, às 10h.
Mais informações: www.memorialdaresistenciasp.org.br

Museu Afro Brasil

Programação: Reencontro com o grupo de idosas da NCI (Núcleo de Convivência de Idosos) do Jardim Miriam. O encontro visa o diálogo e a troca de lições de autocuidado em uma retomada não apenas da parceria construída por meio do projeto Na Espiral da Memória, mas também de um encontro a fim de pensar como pessoas com experiências de vida têm a nos ensinar sobre formas de viver, resistir e reexistir. A partir desse encontro, buscamos construir um Memorial do Bem-viver. Data: Quinta, 23 de setembro às 14h
Plataforma Zoom. Não haverá inscrições abertas ao público.

Museu da Imagem e do Som

Programação: Encontro para professores: Medos, perdas e recomeços | com Claudinei Rezende | Educativo MIS + Primavera de Museus
Dia e Horário: Quarta, 22 de setembro, às 19h AO VIVO
Ingresso: Inscrição gratuita via Sympla – a inscrição gratuita deve ser feita via Sympla até 22/9 e a conversa acontece via Zoom.
Para mais informações: educativo@mis-sp.org.br.

Roteiros & Roteiristas | com Daniel Filho e Lusa Silvestre | Filme O silêncio da chuva
Dia e Horário: Quarta, 22 de setembro, às 20h – Ao vivo
Ingresso: Gratuito Classificação: Livre Acessibilidade: com interpretação em Libras

Museu da Imigração

Programação: Inauguração da Instalação Artística “Avoar” Dias e horários: Terça, 21 de setembro, às 11h
Mais informações: A ação colaborativa “Avoar” reuniu ceramistas de todo o Brasil e da América Latina na produção de pássaros de cerâmica com mensagens positivas ao próximo. Na sua segunda fase, o projeto irá inaugurar uma instalação – com as peças doadas pelos artesãos -, que ficará em cartaz até os dias 16 e 17 de outubro, período em que os visitantes poderão levar as aves para casa em troca de 1kg de alimento não perecível, a serem doados ao Arsenal da Esperança.

Museu do Futebol

Programação: Exibição de filme – Documentário “Jogando em casa: nossas memórias do isolamento”, que apresentará relatos dos profissionais do Museu do Futebol sobre o período de isolamento, e de como foi o desafio do trabalho remoto.
Dias e horários: 20 e 26 de setembro, das 9h às 18h
Mais informações: https://museudofutebol.org.br/

Programação: Ação educativa – Interação educativa com o público presencial e virtual em uma plataforma online que irá coletar as respostas para a pergunta: “Como você representaria, com uma única imagem,uma perda e um recomeço?”
Dias e horários: 21 a 26 de setembro das 9h às 17h
Mais informações: https://museudofutebol.org.br/

Museu Catavento

Programação: HOJE É DIA DE: PRIMAVERA DE MUSEUS – Vídeo explicativo sobre a Primavera de Museus e sobre o tema designado para este ano.
Dias e horários: Segunda, 20 de setembro, às 12h, nas redes sociais do museu.

Programação: Teatro de bonecos – FLORESTA VIVA. Em dois finais de semana de setembro, a Cia. Buzum apresentará o teatro de bonecos FLORESTA VIVA. Este espetáculo é uma fábula sobre a importância da preservação das nossas florestas. Devido ao momento de pandemia, a ação ocorrerá na área externa do museu, para o público já agendado para visita e seguindo todos os protocolos e cuidados sanitários. Livre.
Dias e horários: 18 e 19 de setembro (sábado e domingo) – ao longo do dia.
Mais informações: www.museucatavento.org.br

Museu de Arte Sacra e Pinacoteca de São Paulo

Programação: Visita integrada para Professores: Contrastes e aproximações nas coleções do Museu de Arte Sacra e Pinacoteca de São Paulo.
Dias e horários: Quarta, 22 de setembro – Disponível no YouTube de ambas instituições. Quarta, 29 de setembro, às 14h30 – roda de conversa virtual (requer inscrição prévia).
Mais informações: educativo@museuartesacra.org.br
Site: www.museuartesacra.org.br

Museu da Casa Brasileira

Programação: Exposições em cartaz “Jean Gillon: artista-designer”, “Bernardo Figueiredo: designer e arquiteto brasileiro”, “A Casa e a Cidade: coleção Crespi-Prado”, “Vitrine Utensílios da Cozinha Brasileira” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”. Oficina online de desenho “Que Objeto é Esse?”.
Dias e horários: Exposições de 20 a 26/9, das 10h às 18h. Oficina online via ZOOM no dia 25/9 (sábado), das 10h às 18h, com inscrições pelo site do MCB.
Mais informações: https://mcb.org.br/pt/

Pinacoteca de São Paulo e Museu de Arte Sacra

Programação: Vídeo Visita integrada para professores Museu de Arte Sacra e Pinacoteca de São Paulo que integra o acervo dos dois museus evidenciando suas potencialidades pedagógicas.
Dias e horários: vídeo visita integrada online dia 22 de setembro e encontro virtual 29 de setembro Mais informações: vídeo visita e inscrição para o encontro disponível a partir do dia 22 de setembro, quarta, nas redes da @pinacotecasp.

Interior e litoral

Museu Casa de Portinari (Brodowski)

Programação: Exposição “A Poética dos Resíduos”, Oficina de Sensibilização, Performance “Desvendamento do Processo Criativo, Pela Janela.
Dias e horários: 15/09 a 15/10 – das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, 24/09, 01 e 08/10 – das 9h às 10h30, 24/09 e de 27/09 a 07/10 – das 13h às 15h, 25/09 – às 10h
Mais informações: https://www.museucasadeportinari.org.br/.

Museu do Café (Santos)

Programação: Oficina de pintura com café (online) e apresentação de dança flamenca (presencial) Dias e horários: Oficina (Segunda, 20 de setembro, às17h); Apresentação (Sábado, 25 de setembro às 14h e 16h)
Mais informações: Oficina: Quem participar aprenderá os princípios básicos da pintura com o café, desde o esboço da imagem a ser pintada até a sua finalização, incluindo as técnicas de diluição para se adquirir as diferentes tonalidades de cor.
Inscrições gratuitas: inscricao@museudocafe.org.br.
Apresentação de dança: Realizado pelo Laboratório Flamenco, o projeto apresentará trabalhos de dança flamenca desenvolvidos ao longo dos anos pelos alunos, abordando a relação entre gastronomia, arte e cultura. Não é necessário inscrição.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão)

Programação: Bate papo com Angélica Fabri, Restaurar para Transmitir a Memória, A Arte Como Subterfúgio, Composições de Claudio Santoro
Dias e horários: Dias 20, 24, 25 às 15h e 26/9 às 11h
Mais informações: www.museufelicialeirner.org.br

Museu Índia Vanuíre (Tupã)

Programação: Perspectivas em tempos de pandemia, Setores culturais e os desafios da pandemia, Depoimentos sobre perdas e recomeços, Museu indígena se reinventa na pandemia, Tamimi Borsatto fala sobre o impacto da pandemia no Museu Índia Vanuíre.
Dias e horários: 20, 22, 23, 24 e 26/09, às 15h
Mais informações: https://www.museuindiavanuire.org.br/