Secretaria de Agricultura desenvolve ações de proteção e reprodução de árvores

No Dia da Árvore, comemorado neste sábado, conheça iniciativas do Governo de São Paulo na área rural e nas cidades

sáb, 21/09/2019 - 10h36 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro

Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore antecede o início oficial da primavera no hemisfério sul, que neste ano começa nesta segunda-feira (23). A data comemorativa tem por objetivo conscientizar a população da importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema do planeta e das funções delas para o meio ambiente e para o ser humano.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo tem ações específicas para área também, tanto no meio rural quanto no urbano. As equipes cuidam das espécies nativas das matas ciliares, impedem o processo erosivo do solo e comercializam sementes e mudas para a sociedade.

São desenvolvidas ainda pesquisas sobre as pragas que podem afetar a vida útil das árvores em áreas urbanas, além de ações para fomentar o plantio delas na cidade de São Paulo, por exemplo.

“São organismos que desempenham importante papel na preservação da água de mananciais, controle da temperatura e umidade do ar e do solo, controle da erosão, desenvolvimento e manutenção da biodiversidade, além de produzirem flores, frutos, sementes, madeira e outros produtos que são usados na manutenção de uma infinidade de organismos, incluindo os seres humanos”, diz o pesquisador científico do Centro de Proteção de Sanidade Vegetal do Instituto Biológico, Francisco José Zorzenon.

Na área rural

A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável organiza capacitações e edita publicações pautadas nas boas práticas agropecuárias, na conservação do solo e da água.

O Projeto de “Recuperação de Matas Ciliares, Nascentes e Olhos d’Água” visa proteger e recuperar as matas ciliares (é a formação vegetal localizada nas margens dos córregos, lagos e represas), nascentes e olhos d’água. Proporciona a proteção de áreas de recarga de aquífero (que leva a água subterrânea para poços e mananciais), incentiva à ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais, bem como fomenta o plantio de árvores nativas e melhora o manejo de sistemas.

“Estamos salvando as nascestes, ao proteger as minas de água fazendo o plantio. Também conservamos o solo, por meio de curva de nível que impede a erosão e abastece o lençol freático, que leva a água para as minas. É um ciclo, que tende a ser feito”, afirma o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Dias de Sá, da Regional de Mogi Mirim.

Já o “Projeto Integra SP – Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge)” tem o objetivo de recuperar áreas com voçorocas (que tem formação de buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não o protege), e sulcos profundos.

Há ainda o programa de venda de sementes e mudas de árvores e plantas, com garantia de qualidade genética, fisiológica e sanitária. Para saber mais sobre a comercialização de mudas, clique aqui. E para encontrar Casa da Agricultura mais próxima de sua cidade, acesse este site.

Na área urbana

O Instituto Biológico desenvolve diversas ações para melhorar o ambiente urbano de São Paulo.

“Para as áreas urbanas, as árvores e plantas promovem conforto térmico, melhor regulação de umidade e da qualidade do ar, possibilitam uma maior diversidade de aves e organismos urbanos, diminuem os níveis de ruídos”, afirma o pesquisador científico do IB, Francisco José Zorzenon.

Para controlar a praga das árvores em áreas urbanas, como os cupins, Zorzenon comenta que o Instituto Biológico faz pesquisas sobre a biologia e controle das pragas. O pesquisador dá algumas dicas para observar a saúde das árvores.

Caso exista algum dos sintomas abaixo, pode ser válido contratar um profissional capacitado ou acionar um técnico da Prefeitura para fazer a análise da árvore.

As dicas:

– Verifique se ela está inclinando, se a copa está secando ou perdendo folhas fora de época, se os galhos estão pendentes ou quebrando e se as raízes estão levantando o pavimento ou o calçamento;
– Observe se as folhas, flores e frutos continuam sendo produzidos, ou se a quantidade está mudando com o passar dos anos;
– Se existem fissuras na casca, cavidades (buracos) no tronco ou ferimentos na árvore;
– Verifique se existem danos ou presença de cupins, brocas e outros organismos que possam prejudicar as árvores.

Zorzenon acrescenta ainda cuidados básicos com árvores e plantas, como:

– Não coloque pregos e arames farpados;
– Não faça podas sem autorização da prefeitura;
– Irrigue em épocas de menor volume de chuvas;
– Tente evitar que animais urinem nas árvores e plantas.