Secretaria da Educação promove ‘Dia D’ para inscrições do Novotec Expresso

São 22,6 mil vagas, em 31 cursos rápidos de qualificação profissional voltados a alunos da rede estadual; prazo vai até este domingo

sex, 29/11/2019 - 9h16 | Do Portal do Governo

Escolas da rede estadual de São Paulo se mobilizam nesta sexta-feira (29) para promover os cursos profissionalizantes do Novotec Expresso, que estão com inscrições abertas até este domingo (1º de dezembro). O público-alvo são alunos de Ensino Médio. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas 22,6 mil vagas, em 31 cursos rápidos presenciais, distribuídos por 150 municípios.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.novotec.sp.gov.br. A iniciativa tem como objetivo oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e aumentar suas chances de empregabilidade em áreas como tecnologia da informação, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras. Veja neste link as vagas por Região Administrativa e curso.

Todas as escolas estão sendo convidadas a promover atividades sobre o programa. Algumas das sugestões são realizar palestras, mutirão de inscrições, ações com os grêmios escolares, com pais e toda a comunidade.

“Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, afirma o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

O critério de seleção priorizará estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de 2 quilômetros do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. O Novotec Expresso não utiliza o Vestibulinho como forma de seleção.

O Novotec é uma parceria entre as Secretarias da Educação, de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza. Em 2020, serão oferecidas mais de 100 mil vagas, em diferentes modalidades de ensino técnico e profissional.

“Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Cursos e carga horária

As aulas começam em março de 2020. A carga horária é de 200 horas/aula, oferecida no período de contraturno escolar em 170 unidades de ensino todo o Estado, nas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza.

“É mais um reforço para eles [estudantes] no mercado de trabalho. Nosso objetivo é inseri-los de uma forma um pouquinho mais humana nessa sociedade corporativa”, afirma o professor do curso de auxiliar de logística, Euclides Reame Júnior.

Aluna do curso de auxiliar de logística, Sabrina Prestes Lourenço diz que as aulas são motivadoras. “O diferencial [do curso] é desde os professores até o modo como a gente aprende. Os professores são muito competentes e eles conseguem fazer a gente entender tudo de uma forma muito mais prática e fácil”, conta.

Os 31 cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são:
– Edição de Vídeo – Youtuber
– Desenvolvimento de Jogos Digitais
– Computação na Nuvem
– Programação Básica para Android
– Segurança Cibernética Básica
– Suporte a Softwares de Gestão Empresarial
– Criação de Sites Plataformas Digitais
– Marketing Digital
– Montagem e Manutenção de Microcomputadores
– Introdução à Robótica (Programação Arduíno)
– Design de Experiência do Usuário
– Desenho no AutoCAD
– Gestão de Pequenos Negócios
– Operador de áudio
– Ajudante de Laboratório Químico
– Assistente em Banco de Dados
– Auxiliar de Logística
– Excel Aplicado à Área Administrativa
– Práticas de Gestão de Pessoas
– Design de Moda
– Produção artesanal de derivados de leite
– Gestão de Propriedades Rurais
– Horticultor Orgânico
– Monitor de Turismo Corporativo
– Monitor de Turismo Cultural
– Monitor de Turismo Rural
– Organização de Eventos
– Monitor de Recreação
– Confeitaria
– Panificação
– Técnicas de Vendas