Secretaria da Agricultura lança livros sobre uso do pescado

Publicações trazem informações sobre a utilização de partes de peixes, crustáceos e moluscos, com foco no consumo integral dos alimentos

qui, 10/01/2019 - 16h02 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), em parceria com o Instituto de Pesca (IP), ambos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, lançaram o livro “Pescado é saúde: aproveitamento integral do pescado”. A publicação tem como objetivo informar sobre maneiras de desfrutar totalmente o alimento.

O livro faz parte da série “Pescado é Saúde” e contém informações sobre o ‘Aproveitamento Integral do Pescado’, bem como receitas elaboradas com as partes comumente desperdiçadas de pescado no mercado nacional.

A nutricionista e diretora técnica do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Milene Gonçalves Massaro Raimundo, explica que a série ‘Pescado é Saúde’ foi elaborada para orientar os consumidores a respeito da importância do consumo dos pescados, suas propriedades nutricionais e sua versatilidade como alimento.

“Os livros abordaram o uso do frio, os processos de salga e defumação e o aproveitamento integral do produto. Em todas as edições foram incluídas receitas testadas em nossa cozinha experimental, além de outras elaboradas por chefs. A publicação é uma parceria entre a Codeagro e o Instituto de Pesca, em uma iniciativa de estímulo ao consumo, desmistificando as diversas tecnologias de conservação”, diz Milene.

Para o diretor técnico de departamento do Instituto de Pesca (IP), Luiz Marques da Silva Ayroza, a publicação também informa, de maneira simples e prática, como aproveitar integralmente o pescado.

“Tem muito a nos oferecer, tanto do ponto de vista nutricional como gastronômico. Esta é uma série de livros que estamos publicando em conjunto com a Codeagro. A integração do IP com as coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do pescado”, explica Ayroza.

Quem tiver interesse, pode baixar o livro gratuitamente aqui. http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/LIVRO_Pescado%C3%A9mais_aproveitamento.pdf.

A série “Pescado é Saúde” é composta ainda dos livros: “Pescado é Saúde – Salga Secagem e defumação” em: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/pescadoesaude_salgasecagemedefumacao.pdf.

“Pescado é Saúde – Uso do Frio”: http://www.codeagro.sp.gov.br/uploads/publicacaoesCesans/PESCADO_E_SAUDE_USO_DO_FRIO.pdf.