Saúde SP registra mais de 10 milhões de atendimentos odontológicos em 2022

Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, a SES reforça a importância dos cuidados diários para prevenir doenças bucais

seg, 20/03/2023 - 17h32 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou 10,7 milhões de atendimentos odontológicos em 2022 pela rede SUS paulista. Dentre os serviços de saúde realizados pelo Estado estão procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Neste 20 de março, Dia Mundial da Saúde Bucal, a pasta reforça a importância da prevenção e dos bons hábitos para a manutenção de uma boca saudável.

“A visita ao dentista deve ser realizada regularmente, ou sempre que se perceba algo diferente. O recomendado é que não passe de um ano entre as consultas”, orientou Maria Fernanda Tricoli, coordenadora estadual da Área Técnica de Saúde Bucal da SES.

Além da higienização bucal, é recomendável ter outros cuidados, como uma alimentação rica em nutrientes e fibras, restrição ao açúcar processado e uma boa hidratação do organismo. As pessoas também devem ter atenção, no dia a dia, a mudanças e sintomas que possam indicar doenças bucais.

Outras orientações para manter a saúde bucal em dia:

– Escovar os dentes três vezes ao dia após as refeições. A língua também deve ser escovada, evitando o acúmulo de restos de alimentos, células mortas, fungos e bactérias que provocam mau hálito;

– A escova deve ser trocada, em média, a cada 3 meses, ou sempre que as cerdas ficarem abertas. O tamanho deve ser proporcional à boca e aos dentes, com cerdas macias o suficiente para promover a limpeza dos dentes sem machucar a gengiva e desgastar os dentes;

– Usar fio dental 1 vez por dia, de preferência à noite, após a última refeição;

– Sobre o uso de enxaguante bucal, vale a recomendação de um cirurgião-dentista sobre o tipo e a forma de uso do produto;

“Evitar o consumo de alimentos ácidos em excesso, que podem causar abrasão dos dentes; ou alimentos muito gelados ou quentes, que podem trincar o esmalte”, segundo Tricoli.

Programa Sorria SP

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mantém o programa Sorria SP, que prevê ações de fortalecimento e integração junto às equipes de assistência à saúde bucal dos municípios. O objetivo é auxiliar as gestões primárias a oferecer um serviço de saúde bucal que atenda às necessidades da população e esteja de acordo com os princípios, diretrizes e demais normativas do SUS.

Por meio do Sorria SP, foram definidas as Diretrizes da Política Estadual de Saúde Bucal, que visam apoiar as ações de promoção relacionadas à educação em saúde, diagnóstico precoce, agenda baseada em prioridades de risco, e à resolutividade dos cuidados da atenção primária. O programa também realiza o monitoramento dos trabalhos dos municípios, identificando as prioridades regionais.

Por meio do sistema foi possível identificar, por exemplo, a importância da busca ativa voltada para as populações vulneráveis às doenças bucais, como o público em idade escolar, gestantes, diabéticos, tabagistas e hipertensos. Além disso, concluiu-se sobre o impacto positivo do diagnóstico precoce de cárie na prevenção a casos mais graves durante os atendimentos dos municípios.