Saúde SP realiza webinar com municípios para vacinação contra Monkeypox

Capacitação será realizada quarta-feira (22) com os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado e vigilâncias municipais

seg, 20/03/2023 - 11h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), diante do início da imunização contra Monkeypox na próxima quarta-feira (22), realizará um webinar com os 28 Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado e vigilâncias municipais nesta segunda-feira (20).

Neste primeiro momento, a vacinação será realizada de forma gradual, iniciando nas regiões da Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas e Ribeirão Preto, onde foram registrados os maiores índices de casos de Monkeypox. O imunizante ficará disponível em equipamentos de saúde especializados em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids e, inicialmente, a imunização estará disponível para dois grupos, sendo pré-exposição e pós-exposição:

Pré-exposição:
• Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos; e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
• Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), com idade entre 18 e 49 anos;
• A vacinação será realizada nos serviços especializados em IST/Aids.

Pós-exposição:
• Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacinação para pós-exposição, neste primeiro momento, estará disponível apenas para moradores do município de São Paulo, de acordo com a situação epidemiológica.

“É importante que todos os municípios participem desse webinar, pois a MPOX possui algumas peculiaridades para aplicação como, por exemplo, a temperatura para armazenamento, em -20ºC, e tempo para uso após o descongelamento do imunizante. Então é essencial que as unidades de saúde estejam alinhadas para correta imunização da população”, completou Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

Até o momento, o Estado de São Paulo recebeu mais de 3,8 mil doses de imunizantes contra Monkeypox, sendo 3,67 mil para pré-exposição e 180 para pós-exposição, seguindo os critérios da nota técnica do Ministério da Saúde.