No Litoral Norte, Saúde orienta intensificar vacinação contra febre amarela

Confirmação da morte de três macacos pela doença, em Caraguatatuba, ocasionou alerta da Secretaria da Saúde de Estado na região

qua, 29/08/2018 - 11h26 | Do Portal do Governo

Com a confirmação da morte por febre amarela de três macacos no Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, a Secretaria da Saúde de Estado orienta a intensificação da vacinação contra a doença na região do litoral norte paulistano.

“Nós estamos fazendo o acompanhamento da febre amarela desde o surgimento do primeiro caso, há 20 meses. Precisamos atender às pessoas que vivem em regiões em que a doença é uma ameaça”, diz o infectologista Marcos Boulos, sobre a característica da doença, que não chega e vai embora de um dia para o outro.

“A vacinação é a principal forma de proteger a população contra a febre amarela. Por isso, é imprescindível que todas as pessoas que moram no local compareçam aos postos de saúde”, completa o secretário Marco Antonio Zago.

Em 2018, houve 502 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmados no Estado, com 178 mortes. A maior parte das infecções ocorreu em Mairiporã e 9,5% em Atibaia. Outros 14 casos ocorreram no Litoral Norte, com 5 mortes – 2 em São Sebastião e 3 em Ubatuba. Os recentes casos de Caraguatatuba ainda não foram contabilizados.