Saúde bucal: estações do Alto Tietê oferecem exame à população

Público será orientado por profissionais com instruções sobre como prevenir doenças e dicas para manter a saúde bucal em dia

dom, 06/05/2018 - 10h34 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (7), os usuários que passarem pelas estações Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, da Linha 11-Coral da CPTM, poderão se beneficiar de uma ação sobre cuidados bucais com foco na identificação do câncer de boca. O atendimento acontece das 19h às 21h.

A detecção dos sintomas da doença, o 7º tipo de câncer com maior índice de casos no país, é feita com teste visual. Profissionais darão ainda instruções sobre como prevenir a enfermidade, além de dicas para ter uma boca saudável e distribuição de folhetos informativos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos cerca de 14 mil novos casos de leucoplasia (câncer bucal) são diagnosticados. Se descoberto no início, a chance de cura varia de 80% a 90%, por isso exames preventivos são fundamentais.

O hábito de fumar é um dos principais fatores de risco que podem levar ao câncer bucal. A questão é tão relevante que em 31 de maio, foi instituído o Dia de Combate ao Câncer Bucal junto com o Dia Mundial de Combate ao Fumo. O câncer bucal está diretamente relacionado ao uso do cigarro. Além disso, o fumo está atrelado a diversas causas de morte.

A ação, que é realizada pelo o curso de Odontologia da Universidade de Brás Cubas e com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, se repetirá no próximo dia 11, das 8h30 às 11h, na Estação Mogi das Cruzes.

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.