Saúde amplia vagas de hemodiálise na região de Sorocaba

Medida permite aprimoramento de fluxos para maior conforto dos pacientes em tratamento renal, reduzindo deslocamento para tratamento

qui, 22/07/2021 - 19h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde está ampliando a oferta de vagas de hemodiálise na região de Sorocaba, que contribui para a melhoria dos fluxos e da assistência aos pacientes em Terapia Renal Substitutiva, reduzindo a necessidade de deslocamentos para tratamento na cidade de Sorocaba.

Visando dar mais conforto e qualidade de vida para os pacientes, mais 26 vagas passam a ser ofertadas no Instituto de Nefrologia e Dialise de Itapetininga, localizado no município homônimo e apto a receber pacientes da região, como moradores de Itapetininga e Itapeva.

A medida é fruto da reorganização da Rede de Doenças Renais Crônicas da região e direcionamento de recurso de forma mais assertiva, após análise técnica e definição estratégica pelo Departamento Regional de Sorocaba em benefício ao atendimento dos cidadãos no SUS dos 48 municípios da região. Com isso, o tratamento dialítico tem sido ampliado em serviços de referência mais próximos da residência dos pacientes, o que diminui a necessidade de viagens para passar pelo procedimento terapêutico.

“Em conjunto trabalho com os gestores da região, conseguimos auxiliar na assistência dos pacientes das microrregiões de Sorocaba, como Itapetininga. Antes, eles precisariam se deslocar três vezes na semana para o tratamento no CHS. Assim, n visa o maior conforto e assertividade na administração da rede regional” explica diretora do Departamento Regional de Sorocaba, Kely Schettini.

A rede regional também já conta com o Centro de Diálise e Transplante Renal (Cdrt) de Sorocaba, o Complexo Hospitalar de Sorocaba e a Clínica Lundi de Nefrologia, no município de Itu, contando com apoio da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde). No total, estes serviços de referência mantêm operação plena para tratamentos ambulatoriais nesta especialidade e atendem cerca de 700 pacientes da região.