São Paulo terá protocolo de medicamentos

Inspirado no programa de combate à Aids, Estado vai estabelecer critérios para tratamento de doenças e dispensação de remédios

qui, 18/10/2007 - 17h39 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo fecha nesta quinta-feira, 18 de outubro, o mais ousado programa de diretrizes médicas do país. Em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB) e com a Associação Paulista de Medicina (APM), a Secretaria de Estado da Saúde vai criar protocolos clínicos de conduta médica para diversas patologias. 

Doenças como diabetes, hipertensão arterial, hipertensão pulmonar e as patologias psiquiátricas serão os primeiros alvos dos protocolos clínicos. As diretrizes criadas estabelecerão as características de cada doença, os exames necessários para sua detecção e os medicamentos que podem ser utilizados durante o tratamento.

O objetivo dos protocolos é reunir todas as informações sobre cada doença, baseadas em pesquisas e evidências clínicas, e padronizar condutas que auxiliem os médicos na tomada de decisão quanto à prescrição de medicamentos e a realização de exames de diagnóstico. O procedimento é semelhante ao que foi adotado com relação à Aids.

Os protocolos serão enviados a todos os médicos do Estado, da rede pública e privada. Atualmente, São Paulo conta com 92 mil profissionais da área médica atuando em todo o Estado.

“Estamos dando um importante passo para melhorar ainda mais o diagnóstico e tratamento de doenças no Estado. Tenho certeza que este sistema servirá de modelo assim como aconteceu com o programa paulista de Aids”, afirma Luiz Roberto Barradas, secretário de Estado da Saúde.

O termo de cooperação com as entidades prevê ainda a capacitação de médicos que atuem nos Pronto-Socorros para o atendimento de casos de emergência. A partir do próximo ano, esses profissionais receberão treinamento especial para atender casos de trauma ou emergências clínicas, como doenças coronarianas e derrames.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(C.C.)