São Paulo tem programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Contação de histórias sobre cultura afro-brasileira, bate-papo e oficina de turbantes são destaques da Virada da Consciência

qui, 14/11/2019 - 15h32 | Do Portal do Governo

São Paulo vai homenagear o Dia da Consciência Negra, celebrado dia 20, com uma vasta programação de atividades culturais gratuitas. Em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, as instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa realizam, durante o mês de novembro, a Virada da Consciência, série de atividades sobre o tema na capital e no interior do Estado.

A programação completa está no site da Secretaria, neste link. Abaixo, veja alguns dos destaques.

Biblioteca de São Paulo
A Biblioteca de São Paulo promove no domingo (17), às 15h, a ação “Brincando e Aprendendo”, que reúne jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas a partir do livro “Kakopi, Kakopi” de Rogério Andrade Barbosa. Também no domingo (17), e na sexta (22), o programa “Hora do Conto” aborda a cultura afro-brasileira em contação de histórias.

Serviço
Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 – São Paulo – SP
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul
Telefone: (11) 2089-0800
bsp.org.br

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Na sexta (22), às 10h30, haverá a intervenção artística “Jorge Ben Jor, o Papa do Ritmo”, homenageia o cantor com um bate-papo sobre sua biografia no livro “Tem Mais Samba das Raízes à Eletrônica”, de Tárik de Souza. Na quarta-feira (20), às 10h30, a ação “Curta com Bate-Papo: Kiriku”, exibe o filme “Kiriku e a Feiticeira”, que mostra a pluralidade da cultura africana através da música, das vestimentas e da relação com a natureza.

Serviço
Rua Pedra Dourada, 65
Telefone: (11) 2016-3316
www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Fábrica de Cultura Jaçanã
A Fábrica de Cultura Jaçanã promove, na terça-feira (19), às 10h, a roda de conversa “O que nos toca a pele não é dissabor, é o racismo! Sexualidade e a solidão da mulher negra”, uma reflexão sobre estereótipos associados às mulheres negras.

Serviço
Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Telefone: (11) 2249-8010

Conservatório de Tatuí
No interior do Estado, o Conservatório de Tatuí realiza, na segunda (18), às 19h, concerto de obras do repertório “Negro Spiritual”. Na quarta (20), às 19h, acontece o recital de canto e fortepiano “Modinhas e Lundus”, feito por autores negros.

Serviço
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Telefone: (15) 3205-8444
www.conservatoriodetatui.org.br