São Paulo recebe evento de lançamento da Nova Ferroeste

Governador Geraldo Alckmin marcou presença no encontro, em que foram apresentados os detalhes da construção do novo ramal ferroviário

ter, 28/11/2017 - 20h22 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (28), o governador Geraldo Alckmin compareceu ao evento de lançamento da Nova Ferroeste, realizado no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. Na ocasião, foi apresentada a proposta de construção de um novo ramal ferroviário que irá facilitar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro pelo Porto de Paranaguá.

Com investimento previsto de R$ 10 bilhões, o novo trecho tem cerca de 1.000 quilômetros e vai ligar a região de Dourados, no Mato Grosso do Sul, ao litoral paranaense. “Uma grande ferrovia integrada ao Porto beneficia toda região, beneficia o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até países vizinhos latino-americanos. É muito importante do ponto de vista de região”, disse o governador paulista, se referindo a Bolívia e ao Paraguai.

“O grande desafio nosso é emprego e renda. E desenvolvimento se faz com investimento, essa é uma agenda de competitividade, você reduz custos, atrai investimentos em um grande projeto. Um bom projeto, vai integrar dois estados, grandes produtores na área de agroindústria, fortíssimos, a um grande porto, que é o Porto de Paranaguá. Isso reduz custo, melhora a infraestrutura, logística, gera emprego e atrai mais investimentos, tudo que o Brasil precisa. É a grande liquidez de hoje. Tendo bons projetos, segurança jurídica, tem tudo pra dar certo”, completou Alckmin.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, o trecho 1 da nova ferrovia ligará Guarapuava ao Porto de Paranaguá e terá 400 quilômetros de extensão. O trecho 2, que já é uma concessão da Ferroeste, será a extensão da linha de Guarapuava até Dourados (MS), passando por Guaíra, com a construção de mais 350 quilômetros de trilhos.

Ainda segundo a Ferroeste, até 2030, o total de cargas que passará pelo porto vai atingir 80 milhões de toneladas, segundo projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do terminal paranaense, elaborado em 2012. Sem novos investimentos, no entanto, o volume de transporte ferroviário deve continuar no mesmo patamar atual, caindo para 11% a participação do modal na produção total do Porto.