São Paulo e México promovem workshop sobre reuso de água

Evento é gratuito e aberto ao público; interessados devem confirmar presença até esta quarta-feira (29)

ter, 28/03/2017 - 19h24 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Experiências Mexicanas e Paulistas sobre Reuso e Uso Racional de Água acontece na sexta-feira (31), no auditório Pudim da Sabesp

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos (SSRH) e o Consulado do México promovem o workshop internacional de reuso de água “Experiências Mexicanas e Paulistas sobre Reuso e Uso Racional de Água”. O evento acontece nesta sexta-feira (31) no auditório Pudim da Sabesp, entre as 9h e 17h.

A abertura será do secretário da SSRH, Benedito Braga, e da cônsul-geral do México, Margarita Pérez Villaseñor.

O workshop será dividido em sete palestras. As falas serão apresentadas durante dois módulos principais: “Gestão de demanda e uso racional da água” e “Reuso de Água”.  Os especialistas das universidades e institutos mexicanos trocarão experiências sobre a reutilização de água para fins não potáveis com os profissionais brasileiros.

Cada palestra terá em média meia hora de duração. Ao final de cada módulo, os participantes poderão fazer perguntas aos palestrantes. A palestra “Arcabouço legal e normativo para disciplinar o reuso da água”, da secretária-adjunta Monica Porto, encerra o workshop.

De acordo com o assessor internacional da SSRH, Patrick Schindler, o objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento de reuso no México (Monterrey e Vale do Mezquital), conhecer as  iniciativas mexicanas para amenizar os conflitos pelo uso da água e apresentar iniciativas brasileiras e do Estado de São Paulo, “em especial o projeto Aquapolo, que é o maior empreendimento para a produção de água de reuso industrial na América do Sul”.

Para a cônsul mexicana, o workshop deve fortalecer os vínculos entre as regiões, além de permitir um “maior intercâmbio de conhecimento e experiência sobre os desafios em matéria de fornecimento e gestão dos recursos hídricos”.

São esperadas cerca de 100 pessoas, entre técnicos especializados em reuso de água, acadêmicos e gestores públicos no workshop. O evento é livre e gratuito, mas as vagas são limitadas. Interessados devem confirmar presença até 29 de março pelo e-mail chashish@sabesp.com.br ou pelo telefone (11) 3388-8215.

Programação do Workshop Internacional

9h – Welcome coffee

Credenciamento e boas vindas

9h30 – Abertura

Fala do Dr. Benedito Braga – Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e Sra. Margarita Pérez Villaseñor – Cônsul Geral do México em São Paulo.

Modulo I – Gestão de demanda e uso racional da água

9h45 – Conflitos pelo uso da água no México e soluções encontradas

Palestra magna do Eng. Ramón Alberto López Flores – Comissão Nacional da Água

10h15 – Conflitos pelo uso da água em São Paulo

Palestra magna do Dr. Rui Brasil – Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo

11h45 – Experiência paulista em uso racional da água

Palestra magna do Prof. Orestes Gonçalves – Universidade de São Paulo

12h15 – Perguntas

12h45 – Almoço

14h – Redução do consumo de água em grandes áreas urbanas e apresentação do PUMAGUA: um modelo para o uso eficiente da água;

Palestra magna da Sra. Cecilia Lartigue Bacia – Universidade Nacional Autónoma do México

Modulo II – Reuso de água

14h30 – Experiência de reuso no México (Monterrey e Vale do Mezquital) e proposta tecnológica de tratamento, reuso e energia

Palestra magna da Dra. Gabriela Mantilla Morales – Instituto Mexicano de Tecnologia da Água

15h – Coffee Break

15h15 – Experiência de reuso em São Paulo e no Brasil

Palestra magna do Prof. José Carlos Mierzwa – Universidade de São Paulo

15h45 –  Arcabouço legal e normativo para disciplinar o reuso da água

Palestra magna da Dr. Monica Porto – Secretária Adjunta de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo

16h15 – Perguntas

16h45 – Encerramento