São Paulo Companhia de Dança celebra o Dia Internacional da Dança

Programação relativa à data comemorada nesta sexta-feira (29) inclui atividades presenciais e virtuais

qui, 28/04/2022 - 16h38 | Do Portal do Governo

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – se prepara para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, com diferentes atividades que unem bailarinos e público em geral em prol da paixão pela arte nos ambientes físico e digital.

Na data em questão a SPCD e o Metrô SP/Linha da Cultura inauguram a exposição gratuita Repertório em Movimento, localizada na estação Alto do Ipiranga. A ação revela diversos registros de coreografias da Companhia ao longo dos seus 14 anos de trajetória, com espetáculos em São Paulo, no Brasil e no mundo. De ponta a ponta, a beleza na SPCD expressa-se nos corpos dos bailarinos e em vários projetos educativos, de formação de plateia e de memória da dança, que levam essa arte ao encontro de públicos de todas as idades. São 19 imagens de obras da Companhia registradas pelos fotógrafos Arthur Wolkovier, Charles Lima, Clarissa Lambert, Fernanda Kirmayr, Marcelo Machado, Silvia Machado e Wilian Aguiar.

Também no dia 29 de abril acontece a ação virtual #DiadaDançaSPCD, que reúne bailarinos, estudantes, companhias profissionais e demais pessoas apaixonadas pela arte em uma grande celebração à data. São fotos, vídeos curtos de apresentações e performances e depoimentos cheios de emoção que respondem à pergunta “O que a dança significa na sua vida?”. Todo este material será apresentado nas redes sociais da Companhia no Facebook, Instagram e Twitter ao longo do Dia Internacional da Dança.

A Companhia também segue até o dia 4/5 com as vendas de Assinaturas para sua Temporada 2022, intitulada Cor do Arco-Íris. Assinantes da SPCD têm ingressos a preços promocionais, prioridade na escolha de assentos, direito a visitas na sede da SPCD e aos bastidores das apresentações (mediante disponibilidade) e descontos em outros espetáculos da Companhia. As novas assinaturas podem ser adquiridas pelo site www.spcd.com.br e pelo telefone (11) 3224-1383.

Neste ano, o pacote de Assinaturas da SPCD contempla quatro programas distintos divididos entre apresentações realizadas no Teatro Sérgio Cardoso e no Theatro São Pedro, totalizando seis obras. Os espetáculos no Theatro serão dedicados aos contemporâneos: a estreia de Di, de Miriam Druwe; Madrugada, assinada por Antonio Gomes; Desassossegos, nova criação de Henrique Rodovalho; e Infinitos Traçados, com coreografias de Esdras Hernández Villar, Jonathan dos Santos e Monica Proença. Essas obras serão apresentadas com acompanhamento ao vivo pela Orquestra do Theatro. Já o Teatro Sérgio Cardoso será palco dos grandes clássicos: o balé O Lago dos Cisnes, uma criação de Mario Galizzi feita especialmente para a SPCD a partir do original de Marius Petipa e Lev Ivanov, e a estreia de O Quebra-Nozes, conto de Natal em uma versão inédita da coreógrafa Márcia Haydée. A assinatura da Temporada custa a partir de R$ 126,00.

Mesa de discussão sobre dança contemporânea

As comemorações do Dia Internacional da Dança promovidas pela Associação Pró-Dança – Organização Social de Cultura responsável pela gestão da SPCD – serão abertas no dia 28 de abril pela São Paulo Escola de Dança, novo equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e também gerido pela Associação.

Neste dia, a Escola promove, às 20h30, em seu canal no YouTube (www.youtube.com/c/SãoPauloEscoladeDança) a mesa de discussão Dança Contemporânea: à toda prova ou até prova em contrário sobre as origens do contemporâneo na dança atual.

Aberta para o público geral, sem a necessidade de inscrição prévia, o encontro será conduzido por Cássia Navas, coordenadora do eixo de Extensão Cultural da Escola, e reúne Mariana Muniz, bailarina, atriz e coreógrafa, e Mauricio de Oliveira, fundador do Laboratório Siameses, para debater e refletir sobre esta arte tão vibrante.