São Bernardo recebe nova sede do Polo Regional da Padaria Artesanal

Inaugurada nesta quinta (1), 33ª unidade da Padaria Artesanal qualificará população do entorno na arte de fazer pães salgados e doces

qui, 01/03/2018 - 12h55 | Do Portal do Governo

A 33ª unidade do Polo Regional da Padaria Artesanal foi inaugurada nesta quinta-feira (1) em São Bernardo do Campo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, participou da solenidade que marcou a entrega do equipamento, que promove a qualificação da população na arte de fazer pães salgados e doces, e agora oferece quatro novos cursos (panetone e colomba pascal; pão de mel e bem-casado; tortas e quibes; e cookies gourmet).

“O Polo é para qualificar as pessoas carentes, que estão desempregadas da cidade e do entorno. E as cidades do entorno que tiverem a padaria artesanal em funcionamento poderão enviar os professores da padaria para se qualificarem aqui e levar o conhecimento para suas cidades”, comentou Lu Alckmin, que ainda anunciou novos cursos para o Polo, que vai ampliar a possibilidade de novos negócios para quem aproveitar as oportunidades.

Segundo Carla Morando, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município de São Bernardo do Campo, o polo já é um sucesso. “Estamos aqui para formalizar essa implantação, apesar de já termos oferecido o curso e de ter gente da cidade formada e capacitada.

Desde o começo do curso a gente teve muita adesão e muita empolgação das pessoas com esse tipo de trabalho. É muito gratificante e estou muito feliz com esse trabalho. A gente tem tentado trazer oportunidades para as pessoas e ensinar que elas pesquem o peixe”, comentou Carla.

O atendimento à população com mais necessidade foi destacado pelo prefeito da cidade, Orlando Morando. “O programa vem aqui para uma região importante da cidade, nesses bairros aqui da região moram umas 80 mil pessoas e podem ter certeza que vamos olhar para vocês”, falou o prefeito.

Qualificar pessoas desempregadas é o objetivo da Padaria Artesanal, e Dona Lu costuma destacar que o programa é bem-sucedido na intenção. “Nas minhas andanças pelo Estado eu tenho ouvido histórias lindas de transformação de vidas. A cada momento tenho escutado histórias lindas e isso não tem preço”, falou Lu, lembrando do caso da Dona Marli, que ouviu na semana passada, em Sales Oliveira.

Marli é mãe de duas crianças e a agradeceu por aprender a oferecer um melhor alimento aos filhos e ainda conseguir trabalhar em casa e seguir por perto dos filhos.

E as histórias de transformações já começaram em São Bernardo Campo. Uma das primeiras a se formar em São Bernardo do Campo, Josilaine Aparecida comentou sobre a experiência que rendeu um emprego e ainda a ensinou a cozinhar.

“Foi muito bom fazer o curso. Ele já tem uma importância na minha vida porque agora estou fazendo para vender. Os que mais faço são de frios, de batata e de ervas”, disse Josilaine, que estava desempregada e  declarou que nem sabia fazer comida.