Santos recebe aula aberta sobre moda inclusiva

Mais de 50 pessoas participaram da ação do Governo do Estado de São Paulo em parceria com o município

seg, 17/02/2020 - 16h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SDPD

 

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Moda Inclusiva, realizou em Santos, no litoral de São Paulo, uma aula aberta sobre moda inclusiva, na manhã desta segunda-feira (17). O evento foi uma parceria com a Coordenadoria de Defesa de Políticas para a Pessoa com Deficiência (Codep) e aconteceu na Vila Criativa – Mercado, local totalmente acessível que oferece cursos na área da beleza.

O evento reuniu mais de 50 pessoas e contou com a presença da Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Carlos Mota, representando o Prefeito de Santos, Paulo Barbosa e apresentou o programa Moda Inclusiva, com o objetivo de incentivar a inclusão e a produção de looks, levando em conta a necessidade de produtos e serviços que abordem as perspectivas e particularidades desse público.

“Venho em nome do governador João Doria trazendo as políticas públicas chegarem ao público que precisa ter conhecimento dos seus direitos. E a aula aberta de Moda Inclusiva é isso, a oportunidade de dar autonomia às pessoas com deficiência”, ressaltou a Secretária Célia Leão.

Também foi abordado o aspecto empreendedor e gerador de renda que esse segmento de mercado, ainda pouco explorado, pode oferecer com o intuito de despertar o pensamento e olhar inclusivo no mundo da moda.

A professora de moda Andreia Mirón, trouxe aos participantes a importância da moda inclusiva, que vai além da estética. “Quanto mais se pensar no conforto da roupa para a pessoa que está usando, melhor. A estética tem que estar aliada ao lado humano”, disse.

Os presentes puderam aprender sobre conceitos e temas que envolvem a moda desde a sua origem, como beleza e aparência, além de fazer uma reflexão sobre padrões. Também puderam conhecer um showroom com diversas peças versáteis que podem ser usadas por todas as pessoas, com ou sem deficiência.

Moda inclusiva

O programa Moda Inclusiva propõe uma reflexão comportamental e estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordar o tema. No último ano, o foco da ação da pasta foi capacitar o público alvo com cursos gratuitos nos módulos Negócios e Criação, buscando discutir novos conceitos para o segmento, além de expandir a mensagem de moda universal.