Saiba onde encontrar unidades dos AMEs em todo o Estado

Com atendimento gratuito, Ambulatórios Médicos de Especialidades oferecem exames diagnósticos e terapêuticos, além de pequenas cirurgias

ter, 04/07/2017 - 14h21 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/A2img
Fachada de uma das 56 unidades dos AMEs de São Paulo

Honrando o compromisso de ampliar e fortalecer a assistência gratuita à população, oferecendo atendimento médico especializado e de qualidade, o governo estadual de São Paulo e a Secretaria de Estado da Saúde seguem investindo em infraestrutura e programas na área.

Uma das principais iniciativas neste sentido são os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), postos descentralizados de atendimento que contam com médicos de diferentes especialidades, como acupuntura, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, neurologia, entre outros. Além de especialidades não médicas, como nutrição, psicologia e terapia ocupacional e exames diagnósticos e terapêuticos.

Confira aqui a lista de AMEs do Estado de São Paulo.

Criado para tornar mais rápido o atendimento na rede pública de saúde, o AME oferece em suas unidades exames que vão desde um simples Raio-X a procedimentos mais complexos, como a eletroneuromiografia (exame neurológico para avaliação dos nervos e músculos) e densitometria óssea, que é o exame mais seguro para detectar fraturas.

Cirurgias também podem ser feitas em algumas das unidades. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, que marcam as consultas pelo sistema informatizado de agendamento da Secretaria da Saúde.

“É um hospital dia. Só não pode operar o paciente que fica de um dia para o outro. Os AMEs são os serviços de saúde mais bem avaliados do Estado”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin na cerimônia de inauguração do AME Mais em Amparo, no último sábado (1º). Atualmente o Estado conta com 56 AMEs.

Filho que ama leva o pai ao AME
Exames periódicos, os conhecidos check-ups médicos, são importantes para a prevenção de doenças que podem comprometer a saúde. Casos como o câncer de próstata em homens podem ser fatais se o tumor não for diagnosticado em tempo.

O programa Filho que Ama leva o Pai ao AME, do Governo do Estado, tem como finalidade estimular os homens a fazerem exames regulares gratuitos nos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME), em diferentes municípios.

Podem fazer os exames homens com 50 anos de idade ou mais. Eles passam pelo setor de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco e por uma série de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Em seguida, são atendidos por cardiologistas e urologistas. Caso haja alguma anormalidade, são encaminhados para outros exames e tratamento.