Saiba como se preparar para a prova do Vestibulinho das Etecs deste domingo (4)

Ficar tranquilo e estar com a revisão das matérias em dia estão entre as recomendações; exame começa às 13h30 e terá 4 horas de duração

sex, 02/06/2023 - 11h13 | Do Portal do Governo

A prova do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre acontece neste domingo (4) a partir das 13h30, com duração máxima de quatro horas. O gabarito será divulgado no dia 12 de junho, a partir das 15 horas. Professores que acompanham o dia a dia do vestibulando recomendam que o candidato deve respirar fundo, manter a calma e revisar as instruções para fazer o exame com tranquilidade e sem imprevistos.

Fique atento

• Lembre de conferir o local do exame no site, no menu Área do Candidato;
• Os portões da escola serão abertões às 12h30 e fechados às 13h30 horas, pontualmente. Após esse horário, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
• Depois do início da prova, às 13h30, é preciso permanecer na sala até, no mínimo, às 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar o caderno de questões;
• Para fazer o exame é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;
• É indispensável a apresentação de um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;
• Somente serão aceitos documentos digitais apresentados nos aplicativos oficiais dos respectivos emissores.

Vale ressaltar que o não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato.

Provas

O exame para Cursos Técnicos terá 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados.

Para concorrer ao cadastro de reserva para Vagas Remanescentes do segundo módulo, o candidato fará uma prova com 30 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto.

A prova para cursos de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para o curso de Gestão de Projetos – online, que terá 15 questões de múltipla escolha relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. Cada questão vale um ponto.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios.

As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).