Sabesp suspende cortes e renegocia débitos de clientes comerciais

Medida visa minimizar impactos econômicos em estabelecimentos e serviços que estejam nas fases laranja e vermelha do Plano SP

qui, 04/02/2021 - 8h32 | Do Portal do Governo

A Sabesp vai suspender cortes e renegociar débitos de clientes comerciais  e  de  serviços dos municípios operados no Estado de São Paulo que  estejam  nas  fases laranja e vermelha do Plano São Paulo. As medidas valem  a  partir  de  hoje (3/2) até o final de março de 2021 e beneficiam hoje  680  mil de estabelecimentos do segmento Comercial e de Serviços que tenham consumo  de  até  100m3/mês,  visando  a  minimizar  os  impactos econômicos causados pela pandemia pelo coronavírus.

Nesses  municípios  inseridos  nas  fases  laranja  e vermelha, os débitos existentes  com  a Sabesp, incluindo os acordos firmados durante o período da  pandemia,  poderão  ser  renegociados  sem aplicação de multa e juros, apenas  correção  monetária. O prazo para parcelamento será de 12 meses, a contar a partir da repactuação dos saldos em aberto.

Além  disso,  nos municípios que estejam nas fases laranja e vermelha, não haverá nenhuma ação de negativação por débitos por parte da Sabesp, também até  o  fim  de  março  deste ano, e os estabelecimentos que eventualmente tenham  sido  negativados  durante  a  pandemia terão os efeitos suspensos imediatamente após a repactuação dos débitos com a empresa.

Para renegociação, o cliente deve entrar em contato com a Sabesp pelos telefones 0800 011 9911 (Região Metropolitana) e 0800 055 0195 (Interior e Litoral).

Esta é mais uma medida adotada pela Sabesp em benefício da população durante a quarentena imposta pela Covid-19 em São Paulo. Em março de 2020, passou  a  valer  a  isenção  do pagamento das contas de água e esgoto dos clientes  das  categorias  de uso Residencial Social e Residencial Favela, abrangendo  mais  de  2,5  milhões  de  pessoas em todo o Estado. A medida inicialmente  tinha  validade  por  três  meses (abril, maio e junho) para contas  emitidas  a  partir de 1º/4 e foi prorrogada até 15 de setembro de 2020.

Também  durante  a pandemia, a Sabesp distribuiu gratuitamente mais de 6,7 mil  caixas  d’água a famílias de baixa renda, além de ter construído mais de  600  lavatórios e bebedouros em áreas públicas de grande circulação em todo  o  Estado.  A  Companhia  ainda distribuiu 110 mil cestas básicas em parceria  com  a  Secretaria  de  Desenvolvimento  Social do Estado de São Paulo.