Sabesp solta 5 mil peixes em Itaporanga, em celebração ao Dia Mundial da Água

Atividade integra festividades do aniversário da cidade do interior de São Paulo, celebrado na próxima sexta-feira (6)

qui, 05/03/2020 - 18h43 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizou a soltura de 5 mil peixes no Rio Verde, em Itaporanga, nesta quinta-feira (5). A atividade tem como objetivo a recuperação do meio ambiente e fez parte das festividades do aniversário da cidade, celebrado na sexta-feira (6), e também marca o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

O evento teve a participação de 500 alunos da rede municipal de ensino. Os estudantes soltaram peixes da espécie curimbatá, também conhecido como papa-terra, para repovoamento e preservação de espécies nativas na bacia hidrográfica do Alto Paranapanema.

“A Sabesp que é uma empresa com responsabilidade socioambiental, obviamente, não poderia deixar de ter uma ação ativa para comemorar datas tão importantes como o aniversário da Itaporanga e o Dia Mundial da Água. As crianças que são o futuro do Estado, do nosso País, puderam ver uma ação efetiva em prol do meio ambiente. Isso prova a responsabilidade da Sabesp não só com o trabalho de saneamento, mas também no cuidado com o meio ambiente que é onde nós vivemos”, ressaltou o superintendente da Sabesp no Alto Paranapanema, Ivan Sobral.

Acervo ambiental

A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema é considerada de conservação, além de possuir importante acervo ambiental preservado. A bacia dispõe, ainda, de extraordinário potencial hídrico, turístico e energético.

Com a ação, a Sabesp espera conscientizar a população sobre a importância da preservação da fauna aquática e dos rios e promover a restauração dos ecossistemas relacionados com a água. A atividade traz ainda benefícios diretos aos mananciais e ao meio ambiente.

“A Sabesp é uma empresa muito parceira do nosso município. Ao longo da minha carreira pública, eu tive muita atenção em relação ao saneamento básico. Fico muito feliz. Conseguimos fazer muitas expansões de rede de água e esgoto e há um trabalho muito sincronizado. E só quem tem a ganhar é a população e a cidade”, salientou o prefeito, Douglas Roberto Benini.

Rio Verde

O trabalho desenvolvido pela companhia nos últimos anos contribuiu diretamente para o Rio Verde permanecer enquadrado na classe 2. Isso significa que as características das águas em seus rios e córregos permitem sua utilização para abastecimento humano, pesca, irrigação, entre outras atividades que contribuem para a economia. Atualmente, Itaporanga tem toda a população atendida com abastecimento de água. Já o índice de coleta de esgoto é de 91,7% e o tratamento de 100%.

O Rio Verde nasce em Bom Sucesso de Itararé. Atravessa em seu caminho os municípios de Itararé, Itaberá, Riversul, Itaporanga, Barão de Antonina e deságua no Rio Itararé nas proximidades de Fartura. Tem cerca de 105 quilômetros e é o principal afluente do Rio Itararé, que atravessa os estados de São Paulo e Paraná.