Sabesp promove mostra “Rios DesCobertos – De frente para o Pinheiros”

Com curadoria do Estúdio Laborg, a exposição é parte integrante da Virada Sustentável 2021

sex, 17/09/2021 - 14h23 | Do Portal do Governo

A Virada Sustentável 2021 já começou e a Sabesp está de novo engajada com a causa. Mais uma vez em modelo híbrido e seguindo os protocolos de segurança, o festival ocupa diversas regiões da cidade com instalações urbanas, grafites, projeções, performances artísticas, além de uma programação online com shows e o Fórum Virada Sustentável, sempre estimulando reflexões criativas sobre os temas que envolvem a sustentabilidade.

Entre as diversas intervenções, a exposição “Rios Descobertos – De frente para o Pinheiros”, do Estúdio Laborg com patrocínio da Sabesp, apresenta um recorte de antigas fotografias do Rio Pinheiros, feitas em suas margens no início do século passado e exibidas próximas aos locais onde foram tiradas originalmente.

Convidamos você a explorar, com sua bicicleta, essa incrível exposição a céu aberto e visitar importantes lugares históricos.

As imagens retratam não apenas a vida no século passado, como também o processo de desenvolvimento da cidade de São Paulo e, acima de tudo, a relevância do rio para a formação da identidade do paulistano. Elas nos instigam a confrontar o passado e o presente, visando o futuro que desejamos para o Rio Pinheiros.

Novo Rio Pinheiros

O programa Novo Rio Pinheiros tem o objetivo de revitalizar este importante símbolo da cidade de São Paulo através da ação de diversos órgãos públicos em parceria com a sociedade. A meta até o fim de 2022 é reduzir o esgoto lançado em seus afluentes, melhorar a qualidade das águas e integrá-lo completamente à cidade.

O programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo com coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e participação de Sabesp, Cetesb, EMAE e DAEE.

A Sabesp é responsável pelo eixo de saneamento e investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa para conectar aproximadamente 533 mil imóveis à rede de coleta e tratamento de esgoto, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do rio Pinheiros em São Paulo, em Embu das Artes e em Taboão da Serra.

Além de levar mais saúde para as pessoas e contribuir para a recuperação do meio ambiente, as obras da Sabesp no programa devem gerar 4,1 mil empregos. Até o momento, mais de 368 mil imóveis (69% da meta) foram conectados ao sistema de tratamento de esgotos, chegando a 190 km de tubulações.