Sabesp participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias no Litoral Norte

Ação contemplou 27 praias, 4 rios e 4 manguezais da região; foram recolhidas bitucas de cigarro, embalagens de alimentos e garrafas

seg, 23/09/2019 - 19h37 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, tradicionalmente realizado no terceiro sábado de setembro, que neste ano ocorreu no dia 21, contou com o apoio da Sabesp nas ações realizadas no Litoral Norte. A Companhia, que participou dos 17 mutirões realizados anualmente foi novamente parceira da iniciativa com a doação de pares de luvas resistentes e sacos reforçados com capacidade para 100 litros para recolhimento de lixo. A ação foi realizada em 27 praias, 4 rios e 4 manguezais da região.

Em São Sebastião 600 voluntários do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias atuaram de norte a sul do município. Já em Caraguatatuba, 300 voluntários atuaram nos mutirões de limpeza. No município de Ubatuba, a Sabesp apoiou a ação de limpeza do quilombo da praia Caçandoca, com o fornecimento de sacos de 100 litros para os voluntários que atuaram na região e ainda o mutirão de limpeza na praia Perequê-Açú.

“Mais do que um mutirão de limpeza, esta campanha é uma importante forma de conscientização e educação da população sobre as consequências do descarte inadequado de resíduos sólidos”, ressaltou a coordenadora do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Shirley Pacheco de Souza.

Sobre a data

O “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Clean Up Day)”, realizado há 33 anos em vários países, foi idealizado pela ONG norte americana “The Ocean Conservancy”. No Brasil participam simultaneamente da ação várias entidades, incluindo ONGs locais e internacionais, associações de moradores e escolas de vários estados.

De acordo com o relatório da Organização, os dez itens mais encontrados são: bitucas de cigarro, embalagens de alimentos (balas, salgadinhos, etc), pedaços de plástico pequenos (microlixo), sacolas de supermercado, tampas de garrafa, camisinhas, canudos/palitinhos, garrafas plásticas de bebida, outras sacolas plásticas e pedaços de isopor.