Sabesp fecha contratos com Nazaré Paulista, Pedra Bela e Vargem

Companhia investirá ao todo nos três municípios cerca de R$ 28 milhões, em obras de abastecimento de água e tratamento de esgoto

seg, 18/11/2019 - 11h39 | Do Portal do Governo

A Sabesp fechou contratos com as prefeituras de Nazaré Paulista, Pedra Bela e Vargem para renovação dos serviços de saneamento, na segunda-feira (11). Os contratos têm prazo de 30 anos, período em que a Companhia investirá ao todo nos três municípios cerca de R$ 28 milhões, em obras para garantir o abastecimento de água e ampliar a infraestrutura para coleta e tratamento de esgotos

Além dos investimentos diretos, são destinados recursos ao Fundo Municipal de Saneamento, criado pelos municípios para o desenvolvimento de ações complementares de saneamento ambiental, habitação, drenagem e outras infraestruturas urbanas municipais.

“A Sabesp é um exemplo de sucesso no arranjo institucional para resolver os problemas de saneamento no Estado e no país. Temos a escala para prover o serviço de saneamento, o que possibilita que tenhamos a capacidade de atuar mesmo em municípios que não tenham uma expressão econômico-financeira tão grande. Estamos focados na questão da coleta e tratamento dos esgotos, trabalhando firme nas metas que estipulamos com esses municípios para que nossos rios, córregos, lagos estejam em muito boa qualidade rapidamente”, ressaltou o presidente da Sabesp , Benedito Braga, na ocasião das assinaturas.

O diretor Paulo Massato destacou a importância dos contratos e lembrou também que a Sabesp executou na região de Nazaré Paulista obras fundamentais para a superação da crise hídrica de 2014. “Se nós não tivéssemos feito essas obras, o Cantareira, no ano passado, estaria em 5%. Tão ou mais seco do que em 2014. A estiagem foi mais severa, choveu menos no ano de 2018 do que no ano de 2014. Portanto, isso demonstra o acerto das obras executadas, dando segurança e garantia ao abastecimento da população. E, ao mesmo tempo, mantendo o nível das represas, que contribui para o turismo naquela região”, disse.