Sabesp entrega nova adutora de água em Guarulhos

Obra é mais uma ação para acabar com falhas no abastecimento na cidade; bairros Jardim Palmira e Jardim Rosana são os primeiros beneficiados

sex, 27/09/2019 - 13h05 | Do Portal do Governo

A Sabesp entregou mais uma obra como parte das ações para acabar com a falta de água em Guarulhos. Trata-se da adutora de transferência Tremembé – Cabuçu. O equipamento começou a operar na terça-feira (24). Na segunda-feira (23), o Governo do Estado anunciou ainda que a Sabesp também vai assumir o tratamento de esgoto na cidade.

Com 2,5 quilômetros de extensão, a adutora vai transferir 250 litros de água por segundo, beneficiando inicialmente os bairros Jardim Palmira e Jardim Rosana e futuramente o bairro Continental III.

Na região outros trabalhos importantes já foram concluídos. Entre eles:
– ampliação na produção de água das ETAs Tanque Grande e Cabuçu;
– implantação de um caminho (by-pass) para a transferência de 100 litros de água por segundo para a Cidade Martins;
– interligação do reservatório de São Miguel levando água para a região dos Pimentas;
– implantação da adutora Edu Chaves – Gopoúva e a adequação no sistema de bombeamento de água do Pimentas.

Para o final de novembro está prevista a conclusão da implantação da adutora Ermelino Matarazzo-Cumbica, de oito quilômetros de extensão, que vai transportar 500 litros de água por segundo. Serão beneficiados bairros: Jardim Centenário, Vermelhão, Jardim Brasil, Jardim Arapongas, Santo Afonso, Vila Paraíso, partes do Jardim Maria Dirce, Jardim Angélica I e II, Parque Alvorada, Parque Brasília, Parque Jurema, Jardim Ansalca e Jardim Guilhermino.

Melhorias

Atualmente, mais de 400 bairros foram beneficiados e saíram do rodízio. Dentre eles, Bonsucesso, Cabuçu, Centro, Cecap, Cidade Aracília, Gopoúva, Jardim Tranquilidade, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Inês, Jardim Monte Alegre, Jardim Paraíso, Ponte Grande, Recreio São Jorge, Santa Mena, Taboão, Vila Barros, Vila Galvão, dentre outros. A meta da Companhia é providenciar água a todos os guarulhenses até o aniversário da cidade, em 8 de dezembro.

“É muito bom a gente não ter mais o racionamento de água. Era algo que incomodava, a gente não sabia que dia ia ter água. Somos gratos pelo fim”, destacou Cristiane Regina, moradora do Residencial Jardim Ottawa. A ideia é reforçada por Robert Costa Calazans, morador do Residencial Portal Flora na Vila Nova Bonsucesso. “Antes tinha água um dia sim e um dia não. Agora todos os dias temos água na nossa residência”, disse.

Além da regularidade do abastecimento, moradores ressaltam a qualidade da água. “Em dezembro de 2018, a gente teve uma falta d’água que durou 12 dias dentro do condomínio. Com a Sabesp a gente não teve mais esse problema. A qualidade da água também mudou. Antes era pesada e com odor. Hoje já não tem mais essa reclamação”, disse a síndica do Residencial Lavras, Janine Pereira.