Sabesp e Prefeitura vão higienizar espaços públicos em São José dos Campos

Medida visa a auxiliar na combate ao novo coronavírus e tem sido adotada em cidades do Vale do Paraíba e na capital

qua, 01/04/2020 - 13h20 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp
Funcionários da Sabesp limpam ruas próximas a um hospital, na capital paulista

A Sabesp, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, inicia nesta quarta-feira (1º), ação de higienização, com água clorada, de áreas públicas da cidade. O primeiro lugar a receber a força-tarefa, com caminhão-pipa e equipe, é a Unidade de Pronto Atendimento do Putim (UPA). A medida é parte das ações da companhia para ajudar no combate ao novo coronavírus. A higienização das mãos e de ambientes é uma das formas mais eficazes de prevenção.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Neste mês, o trabalho de desinfecção deve atender outras UPAs, hospitais e Unidades Básicas de Saúde, conforme explicou o gerente da Sabesp, José Geraldo Junior. “Vamos trabalhar para abranger vários pontos da cidade, com alta concentração de pessoas”, afirmou.

A Sabesp tem se mobilizado em diferentes municípios do Estado de São Paulo. No Vale do Paraíba, já realizou ações semelhantes em mais de dez municípios, como Taubaté, Pindamonhangaba, Lorena, Cachoeira Paulista, Queluz, Santo Antônio do Pinhal e São Luiz do Paraitinga.

Na capital

Na capital paulista, no fim de semana de 28 e 29 de março, a Sabesp fez a lavagem do entorno de 35 unidades de saúde. A ação começou no dia 24 de março e ocorre também em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Já foram higienizados o entorno de hospitais, como Heliópolis e Sapopemba, além de UBSs, como na Vila Romana, Vila Ipojuca, Sigmund Freud, Jd. Grimaldi e Paraisópolis.

No processo, é usada a água de reuso produzida nas estações de tratamento de esgoto (ETEs) – portanto, não serve para o consumo. Essa água de reuso recebe dose adicional de cloro, eficaz no combate ao coronavírus.

Outras ações

A Companhia já anunciou algumas medidas para auxiliar a população neste momento de dificuldade por causa da pandemia de coronavírus. Está isentando do pagamento das contas de água e esgoto os clientes das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela. Aproximadamente 2 milhões de pessoas que já têm o benefício no Estado serão atendidas pela medida, que vai valer por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º de abril.

Para evitar aglomerações e deslocamentos durante a pandemia, desde 23 de março as agências de atendimento ao público estão fechadas. Por causa disso, a Sabesp ampliou os serviços disponíveis pela central de atendimento telefônico. O número 0800 055 0195. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas. A Companhia também está incentivando o uso das plataformas virtuais pela Agência Virtual (no site www.sabesp.com.br) ou pelo app Sabesp Mobile, disponível nas plataformas iOS e Android. Desde o dia 23, as agências de atendimento ao público estão fechadas, como medida para ajudar a conter o avanço do coronavírus.

As áreas operacionais continuam trabalhando para garantir o pleno funcionamento do sistema de abastecimento e de toda a infraestrutura de saneamento.