Rotary Internacional celebra os 100 anos da organização no Brasil

Presidente da entidade, Jennifer Jones, foi recebida no Palácio dos Bandeirantes pelo secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz

qui, 02/03/2023 - 19h14 | Do Portal do Governo

Reunião com a presidente do Rotary International - Jennifer Jones

O secretário de Negócios Internacionais, Lucas Ferraz, recebeu a presidente do Rotary International, Jennifer Jones, no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (2). Jones é a primeira mulher presidente do Rotary International e, junto com sua comitiva, visita o país para celebrar os 100 anos da organização no Brasil.

Na oportunidade, o secretário falou sobre as ações do Governo de São Paulo na área social, destacando que são similares aos propósitos do Rotary, que busca causar mudanças duradouras nas pessoas, nas comunidades e no mundo: “Temos muitas possibilidades de colaboração com o Rotary e vamos conversar para estreitar ainda mais os laços e promover possíveis parcerias”, ressaltou.

A presidente do Rotary International se colocou à disposição para parcerias com projetos sociais desenvolvidos pelo Governo de São Paulo. “Esta visita é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho. O Rotary se dedica a diferentes causas pelo mundo, como a promoção da paz, combate a doenças, água limpa e saneamento, saúde de mães e filhos, apoio à educação, desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente”, disse Jones.

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, que tem como missão servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial. Atualmente, o Rotary está presente em 219 países, atuando por meio de mais de 36 mil Rotary Clubs, que juntos somam aproximadamente 1,2 milhão de voluntários. No Brasil a organização conta com 2.332 Rotary Clubs e 49.979 associados.

A organização age desde a prevenção até o tratamento e já criou clínicas itinerantes, centros de doação de sangue e promoveu treinamentos para comunidades carentes afetadas por surtos e sem acesso a atendimento médico. Também atua na luta contra a malária, HIV/Aids, diabetes, pólio, dentre outras doenças.

Durante o encontro, Jennifer Jones falou ainda sobre uma iniciativa do Rotary chamada ‘Empoderamento de meninas’ que busca incentivá-las nas mais diversas atividades. Em seguida, o secretário de Negócios Internacionais destacou que pela primeira vez o Estado de São Paulo conta com uma secretaria específica para as mulheres, a Secretaria de Políticas para a Mulher, liderada por Sonaira Fernandes, que está desenvolvendo ações pautadas em autofinanciamento e empreendedorismo; dignidade e saúde; e combate à violência.