Rodovias paulistas divulgam ações do SOS Mulher

Painéis eletrônicos nas vias concessionadas exibem mensagens em apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

seg, 04/11/2019 - 20h35 | Do Portal do Governo

Em novembro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as concessionárias de rodovias paulistas vão divulgar aos motoristas o SOS Mulher, plataforma desenvolvida pelo Governo de São Paulo que traz informações sobre segurança, saúde e independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além de informações, há ainda o aplicativo SOS Mulher, da Polícia Militar, que permite pedir socorro em situação de risco apertando apenas um botão.

Em apoio a essas iniciativas do Fundo Social e da Secretaria de Segurança Pública, os 377 painéis de mensagens instalados em pontos de grande movimentação das rodovias paulistas exibirão a mensagem: www.sosmulher.sp.gov.br / Saúde, segurança e educação para mulheres.

A plataforma SOS Mulher traz informações, dicas e aulas sobre como empreender, cuidar da saúde e da segurança. No site www.sosmulher.sp.gov.br é possível ter acesso a orientações importantes sobre assuntos que visam garantir proteção em relação às principais formas de violência listadas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

O portal na internet é uma ampliação do projeto iniciado em março pelo Governo do Estado, com o lançamento do aplicativo de mesmo nome. O aplicativo para celulares é válido para mulheres que tenham alguma medida protetiva (como ordem de afastamento do agressor), determinada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Em situação de risco, ela aciona o botão e uma viatura é direcionada para o endereço do pedido de socorro.