Ricardo Gambaroni é o novo superintendente do Ipem-SP

Entre os desafios à frente do órgão estão o fortalecimento da instituição e a melhoria contínua dos serviços voltados à população, diz ele

sex, 01/02/2019 - 11h08 | Do Portal do Governo

Desde o último dia 17 de janeiro, a Superintendência do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, é chefiada pelo paulistano Ricardo Gambaroni.

Aos 53 anos, Gambaroni possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1985), Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar (1992) e graduação em Direito pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Direito (1991).

Também possui Mestrado Profissional em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), Especialização em Liderança e Gestão de Polícia pela Academia Nacional do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos Estados Unidos da América e Doutorado em Ciências Policiais pelo CAES.

Foi piloto policial de aviões e helicópteros, tendo cursado em 1993, quando concluiu a especialização na Escola Internacional de Aviação Policial, na Inglaterra, e Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, posto de Coronel PM, tendo sido Comandante da Aviação Policial nos anos 2013 e 2014 e Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo de 2015 a 2017.

O profissional recebeu ainda diversos prêmios, como o de Segurança Humana do Instituto Latino-Americano da Organização das Nações Unidas.

Além da extensa formação profissional e acadêmica, incluindo o curso de Defesa Civil e Combate ao Incêndio na França, o superintendente também trabalhou em Portugal com a Agência Nacional de Proteção Civil, e como piloto de combate aos incêndios florestais logo após entrar na reserva, quando se aposentou em 2017.

Ingressou no Ipem-SP a convite do secretário da Justiça, o desembargador Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, tendo aceitado de imediato pelos trabalhos realizados em conjunto quando era comandante da PM e o secretário presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.

“Fiquei muito feliz e lisonjeado pelo convite do secretário ao confiar e conhecer o meu trabalho, devido as ações que realizamos anteriormente juntos enquanto eu estava na Polícia Militar’, comentou.

Com experiência em estratégia e gestão, Gambaroni tem bem claro, após análise minuciosa da autarquia num primeiro diagnóstico, quais serão os desafios à frente do órgão e seus objetivos como superintendente do Ipem-SP, entre eles, o fortalecimento da instituição e a melhoria contínua dos serviços voltados à população.