Em viagens pelo Mercosul, RG deve ter no máximo dez anos

Poupatempo recomenda que o cidadão mantenha seus documentos sempre atualizados; restrição é por medida de segurança contra fraudes

qua, 15/08/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

Quem pretende viajar e não tem passaporte ou prefere utilizar a carteira de identidade, em países do Mercosul, precisam ter o RG emitido com menos de dez anos. Embora por lei o documento não tenha prazo de validade, as companhias aéreas, bancos e cartórios adotam a restrição por medida de segurança contra fraudes.

No Poupatempo Guarulhos, que funciona no Internacional Shopping Guarulhos, é possível solicitar uma Carteira de Identidade provisória para viajar, desde que o documento original seja do Estado de São Paulo. Para isso, o turista tem que apresentar o comprovante de viagem com data marcada para as próximas 48 horas.

Como o posto está fechado no sábado a partir das 13h e não abre aos domingos, muitos acabam perdendo pelo menos dois dias de viagem.O documento, válido por 90 dias, é emitido em aproximadamente uma hora, mas depois é necessário providenciar o documento definitivo.

Quem tem a identidade desatualizada de outro Estado não consegue renovar o documento em prazo inferior a dez dias úteis. “Muitas pessoas acham que a Carteira Nacional de Habilitação substitui o RG, mas para viajar para os países do Mercosul o único documento aceito, além do Passaporte, é a Carteira de Identidade”, explica Maria Auxiliadora Montenegro, gerente dos postos Poupatempo Guarulhos e Sé.

Segundo ela, as empresas aéreas já impedem o embarque dos turistas que não estão com o documento em dia para evitar que eles tenham problemas ainda maiores. “Se chegar ao destino sem a documentação em ordem o turista é proibido de permanecer no país e o transtorno é maior ainda”, acrescenta, lembrando que a exigência é dos países membros do Mercosul.

A recomendação do Poupatempo para que os cidadãos evitem dor de cabeça é manter o RG atualizado, solicitando uma segunda via antes que a data de emissão complete dez anos.

Para mais informações, acesse o site do Poupatempo.