Residentes da Unesp colaboram com Vigilância Sanitária durante pandemia

Médicos veterinários da Universidade Estadual Paulista ajudam a orientar os trabalhadores que preparam alimentos

qui, 30/04/2020 - 19h19 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Unesp
Médicos veterinários residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Durante a pandemia de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus), médicos veterinários residentes do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) atuam em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA) de Botucatu em atividades de orientação e informação sobre boas práticas na fabricação de alimentos a funcionários e proprietários de estabelecimentos que manipulam alimentos no município.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

A atividade é fruto da parceria entre FMVZ, Secretaria Municipal de Saúde e Grupo de Vigilância Sanitária (GVS) XVI, vinculado ao Sistema Estadual da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo. O objetivo é orientar e informar os funcionários de estabelecimentos que fabricam e manipulam alimentos sobre as formas de evitar a contaminação dos alimentos com o novo coronavírus.

Em uma primeira etapa do trabalho, os residentes visitam, juntamente com as equipes da Secretaria da Saúde e GVS, mercados e pequenos comércios que produzem alimentos. Em seguida, as ações serão dirigidas aos restaurantes e demais estabelecimentos que preparam alimentos para delivery. Estas atividades são supervisionadas pela chefe da Vigilância Sanitária do município, Rosana Minharro, e pela médica veterinária Giselle Paz.

“Estamos reforçando a importância da higienização e do uso correto da máscara”, diz Giselle Paz ao Portal da Unesp. “Os residentes estão nos ajudando bastante, pois são profissionais qualificados, que atuam junto ao Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública da FMVZ, então eles já têm um olhar especial para a prevenção. O fato de eles serem bem preparados facilita para transmitirmos as informações para nosso público alvo. Além disso, com o auxílio dos residentes, ao lado do pessoal da Vigilância do Estado e do município, estamos conseguindo abranger mais estabelecimentos a cada dia”, completa.

Experiência

A residente Gabrielle Miodutzki ressaltou a importância dessa experiência para sua formação.  “Estamos muito acostumados a trabalhar dentro dos laboratórios e vir a campo nessa linha de frente ao lado da Vigilância Sanitária está sendo uma oportunidade para exercitar nossa capacidade e aprimorar o modo de passar as informações técnicas de uma maneira que os trabalhadores do setor compreendam”, salienta ao Portal da Unesp.

Dayane Zanini, colega de Gabrielle, também destacou os pontos positivos da ação. “Cada local tem sua forma específica de trabalhar e é um bom aprendizado tentarmos nos adaptar para abordar os temas que precisamos transmitir e colaborar nessa prevenção”, afirma ao Portal da Unesp a residente.

O professor Cassiano Victória, coordenador do Conselho de Residência da FMVZ, enfatizou a colaboração dos residentes nessas atividades. “A inspeção de alimentos de origem animal é de atribuição exclusiva do médico veterinário, e isto se reveste de uma enorme importância, especialmente no momento que vivemos, em que muitas pessoas estão comprando alimentos já prontos para o consumo, em razão da quarentena instituída para o controle do coronavírus”, explica ao Portal da Unesp.

“Neste contexto, os residentes da FMVZ têm um papel fundamental no processo de orientação e educação sanitária aos manipuladores de alimentos para evitar a propagação do vírus pelo consumo de tais alimentos”, acrescenta o docente.

Regulação de vagas

Os residentes da FMVZ/Unesp também atuam junto ao Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina, com o objetivo de auxiliar na regulação de vagas para pacientes com suspeita de coronavírus, além de serem responsáveis por um canal telefônico para elucidar dúvidas sobre a relação entre animais, coronavírus e os seres humanos, pelo telefone (14) 3880-2600.

Manuela Agostinho, residente do primeiro ano da Anestesiologia Veterinária na FMVZ, é uma das residentes que trabalham no Hospital das Clínicas durante a pandemia. A aluna falou sobre o engajamento dos residentes em ações para combate e prevenção do coronavírus.

“Nenhum de nós esperava viver isso, estávamos acostumados a realizar as nossas funções e cuidar dos nossos pacientes, mas isso não era mais uma opção. Tivemos que pensar em novas formas de atuação, juntos. Conforme as ideias foram surgindo, ficamos cada vez mais engajados nas ações propostas, porque sabíamos da importância da nossa ajuda. O aprendizado durante um momento crítico como esse é gigantesco, nos tornamos um grupo muito mais unido, e com toda certeza está sendo uma experiência que vai ficar marcada na vida de todos nós”, ressalta ao Portal da Unesp.