Residência Artística é alternativa para migrantes internacionais

Sob o tema “Acolhida”, projeto do Museu da Imigração apresentará experiências vividas nos processos migratórios; inscrições vão até 22/2

qua, 16/01/2019 - 20h23 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estimular a produção cultural de migrantes internacionais, o Museu da Imigração lança a primeira edição do Programa de Residência Artística. Com a temática “Acolhida”, a iniciativa pretende dar luz às memórias e experiências vividas por essas pessoas no momento da sua chegada ao país de destino.

O programa selecionará até dois artistas para participarem de uma imersão nas atividades e rotinas do Museu da Imigração, e desenvolver um projeto de artes visuais (incluindo pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, produção digital e instalação) sob a coordenação de gestores da instituição.

A produção será realizada em ateliê aberto, montado nas dependências do MI, permitindo que os visitantes possam acompanhar o processo de criação. Após a conclusão, o resultado da residência ficará exposto durante um mês.

A ação pretende aproximar o público dos sentimentos e das expectativas daqueles que vivenciam um processo migratório em busca de novas oportunidades.

A proposta é voltada à artistas iniciantes e demais interessados, que já tenham desenvolvido projetos similares nas linguagens descritas, com mais de 18 anos de idade, sendo obrigatória a condição de migrante internacional residente no Brasil.

O edital completo do programa está disponível aqui.

As inscrições seguem abertas até o dia 22 de fevereiro de 2019, e os resultados serão divulgados até 2 de abril. Para os selecionados, a ação será realizada de maio a julho.

Um formulário também deve ser preenchido e entregue junto com um breve currículo atualizado, portfólio com o encaminhamento de cinco a dez fotos de obras realizadas e comprovação documental de nascimento em outro país e de residência no Brasil.

As candidaturas, com todos os materiais solicitados, podem ser enviadas para o e-mail secretaria@museudaimigracao.org.br ou entregues, pessoalmente, na recepção do Museu, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com exceção dos feriados.