Região do Vale do Paraíba recebe R$ 16,8 milhões para projetos sociais

Trinta e nove cidades serão beneficidas pelos recursos por meio do Fundo Estadual de Assistência Social e Programa Vivaleite

seg, 30/01/2017 - 8h32 | Do Portal do Governo

Os projetos sociais no Vale do Paraíba, a partir de agora, contam com um novo aporte do governo  estadual no valor de R$ 16,8 milhões de reais. Os recursos serão aplicados em ações socioassistenciais nas cidades da região de São José dos Campos.

Os 39 municípios beneficiados pela iniciativa devem aplicar a verba em serviços de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos, assim como nos equipamentos que atendem moradores em situação de rua.

“Esses recursos ajudarão os prefeitos a atravessar a maior crise da nossa história para cuidar de quem mais precisa. É assistência social do Governo de São Paulo garantindo, além de recursos, segurança alimentar para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, afirma Floriano Pesaro, secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo.

Atendimento social
Os serviços de Média Complexidade englobam o atendimento social nos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS), onde os profissionais atendem as demandas sociais imediatas. Quando necessário, é feito o encaminhamento para os equipamentos da rede ou outros tipos de acolhimento.

Na Proteção Social Especial de Alta Complexidade está prevista a garantia de direitos para as famílias e indivíduos que sofreram algum tipo de violação ou estão com vínculos familiares rompidos.

No atendimento para moradores em situação de rua, o trabalho funciona por meio de serviços de abordagem, Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua e serviços de acolhimento. Ainda há o programa Vivaleite, responsável pela distribuição gratuita de leite pasteurizado e in natura para crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses de idade.