Região do Vale do Ribeira recebe atividades da Caravana da Inclusão nesta semana

Segundo evento de 2020 no estado será na quinta (13) e sexta (14); ação, que faz parte do programa Vale do Futuro, já passou por Amparo

qua, 12/02/2020 - 16h26 | Do Portal do Governo

A região do Vale do Ribeira será palco do segundo encontro da Caravana da Inclusão em 2020. O evento começa nesta quinta-feira (13), às 8h, em Miracatu, com extensão nos municípios de Juquiá, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e Ilha Cumprida. A ação é organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem como uma de suas missões levar informações e políticas públicas para todo o interior e litoral.

A Caravana da Inclusão faz parte também do programa Vale do Futuro, iniciativa do Governo de São Paulo voltada ao Vale do Ribeira. Com ação integrada de diversas Secretarias do Estado, o Vale do Futuro tem por objetivo levar ações de desenvolvimento social e econômico às cidades da região.

Com a Caravana da Inclusão, A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência busca reunir as regiões interioranas, de modo a levar informações sobre os programas do Estado nas áreas de saúde, segurança, reabilitação e emprego, além de dados quantitativos estratégicos sobre o local visitado, visando à implantação de mais ações de inclusão nas cidades.

Nesta edição, o Memorial do Inclusão, museu vinculado à Secretaria que preserva a memória do movimento social da pessoa com deficiência, leva aos municípios atividades como contação de história em Libras, rodas de conversas com temas variáveis sobre Direitos Humanos, pessoas com deficiência em museus, entre outros.

O primeiro município a receber o evento em 2020 foi o município de Amparo. A equipe da secretaria apresentou dados e informações, que podem auxiliar na criação de políticas públicas estratégicas, aos cerca de 250 presentes. As inscrições podem ser feitas pela internet.

Políticas públicas

A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, destaca importância de visitar os municípios e levar conhecimento e políticas públicas às cidades. “Como uma orientação do Governador do Estado, João Doria, vamos andar pelo interior e litoral todo, levando as políticas públicas da pasta para cada localidade”, diz.

Outro destaque dos encontros é o programa Moda Inclusiva, que sai da capital, se instala nas cidades e fica exposto para que todos conheçam mais sobre o desenho universal no ponto de vista das vestimentas.

Programação

DownloadDivulgação