Região do Litoral Norte e Vale do Paraíba promovem ações ambientais

Como parte das comemorações pela Semana do Meio Ambiente, parques estaduais terão dias de acesso gratuito

dom, 02/06/2019 - 10h38 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, vai liberar a entrada durante os dias 8 e 9 de junho em todas as Unidades de Conservação da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba em comemoração à Semana Nosso Ambiente. A lista dos parques pode ser acessada no site Guia de Áreas Protegidas.

A ação tem o objetivo de incentivar a ocupação dos espaços para que mais visitantes conheçam as áreas protegidas, compartilhem suas experiências e, com isso, contribuam para a preservação dos locais.

Na região do Litoral Norte e Vale do Paraíba, os visitantes poderão conhecer os Núcleos Cunha, Picinguaba, Padre Dória, Caraguatatuba, São Sebastião, Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, além dos Parques Estaduais Ilha Anchieta, Ilhabela e Itapetinga.

O calendário ambiental registra o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, visa chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Anualmente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal, promove extensa programação voltada para a educação ambiental em dezenas de Unidades de Conservação espalhadas por todo o estado de São Paulo.

Durante uma semana, estão programadas palestras, oficinas, passeios ciclísticos, trilhas, exposições e muitas outras atividades voltadas tanto para grupos escolares como para o público em geral.

Conhecer para preservar

No estado de São Paulo, há mais de 150 áreas protegidas, divididas em Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambiental, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais, Florestas Estaduais, além de Parques Urbanos.

Os Parques Estaduais do Estado de São Paulo são guardiões da rica biodiversidade existente nos dois grandes biomas paulistas: a Mata Atlântica e o Cerrado. Eles são cuidados e preservados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal e do Instituto Florestal.

No Guia de Áreas Protegidas do Estado de São Paulo é possível conferir as informações sobre todas as Unidades de Conservação.