Região de São Carlos recebe Creche Escola e unidade do Detran.SP

EMEI Professora Lúcia Jair Lucato, em Ribeirão Bonito, atende até 130 crianças; nova sede do Detran fica na cidade de Américo Brasiliense

qui, 07/06/2018 - 14h41 | Do Portal do Governo

Durante visita à região de São Carlos nesta quinta-feira (7), o governador do Estado Márcio França inaugurou a nova sede do Detran.SP da cidade de Américo Brasiliense. Com novo padrão, o posto entrou em pré-operação no último dia 27 de abril de 2018 na avenida Araraquara, 95, Jardim Vista Alegre.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em um espaço com infraestrutura adequada, comunicação visual que facilita o entendimento dos usuários e condições de acessibilidade, pagamento de taxas com cartão de débito, entre outros benefícios.

Entre as melhorias, destaque ainda para a prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Na nova unidade, os exames teóricos são realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora.

Por meio do portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) ou pelo aplicativo para celulares e tablets (disponível para Android e iOS), o candidato pode treinar para a prova teórica com um simulado que contém perguntas reais do banco utilizado para o teste.

Atualmente, 216 unidades do Detran.SP funcionam sob novo padrão no Estado, com, em média, 96% de aprovação dos usuários.

Creche Escola

O governador entregou também mais uma unidade do Programa Creche Escola, ainda na região de São Carlos. A construção, no município de Ribeirão Bonito, foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Educação do Estado e a prefeitura local.

A EMEI Professora Lúcia Jair Lucato pode atender até 130 crianças de 0 a 5 anos, resultado de um investimento de mais de R$ 1,6 milhão. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. O local também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

No convênio assinado, a Secretaria é responsável pelo repasse dos valores e processo de acompanhamento das obras. Já as prefeituras, em contrapartida, devem ceder o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram concluídas 301 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 247 estão em execução. Na região de São Carlos, já foram entregues 4 unidades e outras 2 estão sendo construídas, com a previsão de 260 novas vagas.

A Diretoria Regional de Ensino de São Carlos conta com 49 escolas e mais de 28 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as 49 unidades, 4 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Conta, ainda, com 3 Centros de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.