Região de Araçatuba terá implantação de mais quatro postos do Poupatempo

Unidades serão instaladas nas cidades de Castilho, Guararapes, Mirandópolis e Valparaíso e devem beneficiar mais de 110 mil habitantes

sex, 17/12/2021 - 14h41 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (16), durante o evento RetomaSP, o Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, autorizou a implantação de quatro novos postos do Poupatempo para a região administrativa de Araçatuba. As unidades, que serão instaladas nas cidades de Castilho, Guararapes, Mirandópolis e Valparaíso, devem beneficiar mais de 110 mil habitantes e realizar, juntas, até 520 atendimentos ao dia. Para os quatro postos, o investimento total do Estado será de R$ 520 mil.

“É com muita satisfação que hoje anunciamos mais quatro cidades da região de Araçatuba a serem contempladas com postos modernos do Poupatempo, que é o programa de atendimento ao cidadão mais eficiente de São Paulo e um exemplo para todo o país”, afirmou Rodrigo Garcia. O atual plano de expansão já autorizou unidades nas cidades de Ilha Solteira e Pereira Barreto, na mesma região.

A viabilização dos projetos será feita por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.

“O Poupatempo trabalha para ampliar e melhorar cada vez mais os serviços prestados, seja pelos canais digitais, seja presencialmente. Por isso, a parceria com o Detran.SP e com as prefeituras tem sido fundamental nesse processo de capilarização do programa”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela administração do Poupatempo.

Com os anúncios desta quinta-feira, o plano de expansão do Poupatempo já contempla 130 novas unidades, mais compactas e com foco no digital. Dessas, 16 estão em operação, nas cidades de Atibaia, Caçapava, Capão Bonito, Cerquilho, Ferraz de Vasconcelos, Ibaté, Ibitinga, Itapira, Itatiba, Itatinga, Junqueirópolis, Matão, Neves Paulista, Porto Ferreira, Santa Isabel e Ubatuba. As demais seguem em fase de implantação, em parceria com as prefeituras.

Desde o início da gestão, 27 novos postos já funcionam com a nova estrutura do Poupatempo. Além dos que operam desde abril deste ano, há unidades mais modernas nos municípios de Aguaí, Franco da Rocha, Hortolândia, Jales, Lençóis Paulista, Piquete, Salto, Santa Bárbara D’Oeste, Serra Negra, Sumaré, e uma unidade dentro da Assembleia Legislativa, na capital paulista.

“Além da ampliação dos serviços digitais, em 2022 a região de Araçatuba contará com dez unidades do Detran.SP integradas ao Poupatempo, facilitando o acesso da população aos atendimentos públicos prestados”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Diretor-Presidente do Detran.SP.

Atualmente, a região de já conta com postos do Poupatempo nas cidades de Andradina, Araçatuba, Birigui e Penápolis. Em todo o Estado, são 98 unidades em funcionamento.

A Prodesp trabalha para ampliar a oferta de serviços nos canais digitais do Poupatempo. Atualmente, são cerca de 170 opções no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. Até o fim de 2022, o objetivo é chegar a 240 serviços digitais.