Regente da Osesp, Marin Alsop recebe mais um prêmio internacional

À frente da Orquestra Sinfônica de São Paulo desde 2012, nova-iorquina é premiada com o Crystal Award pelo Fórum Econômico Mundial

ter, 11/12/2018 - 16h11 | Do Portal do Governo

Regente titular e diretora musical da Osesp desde 2012, Marin Alsop está acostumada a ser reconhecida internacionalmente por seus feitos. Em 2013, a nova-iorquina foi escolhida pela rede CNN como uma das sete mulheres de mais destaque no mundo, entre tantas outras conquistas ao longo de sua bem-sucedida carreira.

A mais recente foi a indicação como uma das três personalidades a serem premiadas no Crystal Award, promovido pelo Fórum Econômico Mundial há 25 anos para reconhecer pessoas que trabalham em prol de uma sociedade melhor, criando e liderando projetos culturais que promovam mudanças positivas no mundo.

A premiação ocorrerá no tradicional encontro anual do Fórum (WEF, em inglês), de 22 a 25 de janeiro em Davos, na Suíça, sob o tema “Globalization 4.0: Shaping a Global Architecture in the Age of the Fourth Industrial Revolution” (Globalização 4.0: Moldando uma Arquitetura Global na Era da Quarta Revolução Industrial).

Este ano, além de Marin Alsop, o Crystal Award do WEF também reconhece a liderança positiva da diretora de cinema saudita Haifaa Al-Mansour e do apresentador e naturalista britânico David Attenborough. “Suas realizações notáveis nos inspiram a enxergar além dos limites do convencional para encontrar soluções para os atuais problemas enfrentados pelo mundo”, diz o texto no site do WEF.

A publicação ainda ressalta que Marin tem trabalhado incansavelmente para oferecer oportunidades a todos no acesso à música em um mundo onde a diversidade na música clássica é a norma e não a exceção.

“Participar do Encontro Anual do WEF em 2006 me inspirou a me esforçar para me tornar uma cidadã mais engajada, e estou muito honrada em voltar a receber o Crystal Award e compartilhar minha jornada nos últimos 13 anos”, disse a regente, indicada por sua liderança em defender a diversidade na música.

Em dezembro de 2019, Marin receberá o título de Regente de Honra da Osesp, um reconhecimento à parceria que ajudou a elevar o perfil da Orquestra dentro e fora do Brasil, e à sua visão humanista, fonte de inspiração para as atividades educativas e de formação de público da Osesp.

A partir de 2020, Marin Alsop será Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena. Saiba mais sobre Marin Alsop: www.marinalsop.com.

Para acompanhar a cerimônia de premiação na sessão de abertura do Encontro Anual 2019 do WEF, no dia 21 de janeiro, acesse www.weforum.org. Para saber mais sobre a Osesp, acesse http://www.osesp.art.br/.