Reeducandos de Taiúva participam de ação de prevenção ao câncer de boca e de intestino

Em parceria com Hospital do Amor, profissionais de saúde realizaram exames no Centro de Detenção Provisória da cidade

qua, 19/02/2020 - 18h49 | Do Portal do Governo

Em parceria com o Hospital do Amor de Barretos, o Núcleo de Atendimento à Saúde do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Taiúva realizou ações de prevenção ao câncer de boca e de intestino. Ao todo, 113 reeducandos foram fizeram exames odontológicos e de sangue, em 24 de janeiro.

Os exames foram feitos por profissionais da área de odontologia do hospital em uma unidade móvel montada no presídio. A avaliação bucal focou em fumantes, acima de 40 anos de idade, ou quem havia deixado o vício do cigarro na última década.

Os profissionais avaliaram as regiões das gengivas, bochechas, céu da boca, língua, além dos lábios superiores e inferiores de 63 detentos. Os presos também receberam orientações sobre como prevenir a doença, cujos fatores de risco são o consumo de bebida alcoólica em excesso, tabaco, falta de higiene bucal e alimentação inadequada.

A ação também fez a prevenção do câncer colorretal: o terceiro mais comum entre os homens. Ao todo, 35 reeducandos, acima de 50 anos, receberam atendimento.

Eles foram orientados por uma equipe de saúde e também realizaram teste de sangue oculto nas fezes, método de triagem considerado eficaz para a detecção da doença.

O câncer colorretal acomete, principalmente, pessoas entre 50 e 70 anos de idade. Os sintomas mais frequentes são alteração da rotina intestinal, emagrecimento, anemia, dor abdominal e sangue nas fezes. Em alguns casos, a doença pode ser assintomática. Por isso, a indicação é realizar exames periodicamente.