Reeducandos de Pontal vão prestar serviços ao município

Ação envolve inicialmente 20 pessoas que farão trabalhos de limpeza, conservação e manutenção na cidade

sex, 24/05/2019 - 17h41 | Do Portal do Governo

Parceria entre o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pontal, por intermédio da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e a prefeitura, vai oferecer uma nova oportunidade aos reeducandos do regime fechado da cidade. Vinte deles prestarão serviços de limpeza, conservação e manutenção da cidade.

A atividade faz parte do projeto “Restaurando a Dignidade”, iniciativa dos juízes do Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim) da Comarca de Ribeirão Preto – 6ª Região Administrativa Judiciária. A iniciativa teve início há sete meses por Araraquara, em ação inédita no Estado.

As atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em praças espalhadas pelos bairros, parques, bosques e ginásios esportivos da cidade.

“Já existe demanda do CDP de Taiúva para celebração de convênio com a prefeitura de Jaboticabal, pelo projeto ‘Restaurando a Dignidade’”, destaca o gerente regional da Funap, Silvio Luís do Prado.

Supervisão

Os reeducandos foram selecionados por meio de critérios rigorosos, entre eles manter bom comportamento e já ter prestado serviços na unidade prisional. Os internos vão trabalhar sob supervisão e uniformizados. “Eles passaram por avaliação psicossocial. Além disso, são levadas em consideração as experiências e habilidades de cada um, para que as atividades sejam direcionadas”, afirma o diretor do CDP de Pontal, Marcelo Pedro Antonio.

Ainda segundo o diretor, o contrato prevê que até 40 presos possam participar do programa, número que pretende ser atingido em breve. “O projeto é pioneiro na microrregião e tomou por base o que já vem sendo desenvolvido em Araraquara”, explica.

Unidades que abrigam internos em regime semiaberto já exercem esse tipo de parceria com os municípios. Somente na região de Ribeirão Preto atualmente 420 reeducandos prestam serviço externo para as prefeituras de Ribeirão Preto (119), Jardinópolis (57), Brodowski (23), Pontal (87) e Araraquara (134).