Reeducandos de Cerqueira César criam maquetes de estádios de futebol

Atividade desenvolvida em penitenciária estimula socialização e senso de planejamento

sex, 27/12/2019 - 18h11 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Reeducando trabalha na maquete durante atividade na Penitenciária de Cerqueira César

A Penitenciária de Cerqueira César promoveu uma atividade para incentivar a criatividade dos presos por meio do esporte. Trata-se do projeto “Brasileirão – 2019”, que consiste na confecção de maquetes dos estádios de futebol de times do Estado de São Paulo, participantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Eles recriaram os estádios do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

“A ação serve como instrumento para o processo de ressocialização dos presos, além de estimular o senso de capacidade e planejamento na execução das atividades”, destaca o diretor da unidade prisional, Carlos Eduardo Zanluchi.

DownloadDivulgação/SAP
Maquete do estádio do Corinthians

As miniaturas foram feitas com uso de cartolinas, papeis diversos, papelão, placas de isopor, tintas látex e guache, palitos de sorvete, linha de crochê, plástico, celofane e cola.

Para um dos participantes, o projeto serve como ferramenta de conhecimento. “Foi bom para o meu aprendizado, pois me permitiu participar de um trabalho em grupo, voltado a um esporte que faz parte da cultura brasileira”, conta.

DownloadDivulgação/SAP
Maquete do estádio do São Paulo