Reeducandos da Penitenciária de Piracicaba se formam em curso de cabeleireiro

Diploma profissionalizante foi entregue a 132 detentos, maior formatura da região central

seg, 06/01/2020 - 19h40 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Reeducandos participaram de aulas práticas e teóricas, durante seis meses

Cento e trinta e dois reeducandos da Penitenciária Masculina de Piracicaba receberam diploma do curso profissionalizante de cabeleireiro. A capacitação foi realizada durante seis meses dentro da penitenciária, sendo dividida em aulas práticas e teóricas. Vinte reeducandos participaram das instruções da Escola Itinerante de Cabeleireiro Art Hair e transmitiram aos demais encarcerados dos pavilhões habitacionais que manifestaram interesse em aprender uma nova profissão.

Para o diretor da unidade prisional, Élcio José Bonságlia, essa conquista é resultado de anos de trabalho de servidores comprometidos com o resgate de pessoas que fizeram escolhas erradas.“Desde quando me tornei diretor, isso há dez anos, tenho trabalhado com a minha equipe para auxiliar no resgate da dignidade, caráter e conduta do homem preso, seja por meio do estudo, trabalho ou cursos. Acredito em uma segunda chance, pois ninguém está livre de cometer erros na vida”, afirmou Bonságlia.

A unidade prisional ganhou uma sala equipada para as aulas práticas. Durante a formatura, cada participante recebeu, acompanhado do certificado, um kit profissional. O investimento foi feito por meio de doações do Instituto Ação Pela Paz (IAP), que realiza o Projeto Semear, criado pelo Tribunal de Justiça e pela escola Art Hair. Essa iniciativa é um avanço no processo de ressocialização idealizado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O formando Abner Ray Pereira da Silva falou sobre a emoção e a oportunidade de concluir um curso profissionalizante que poderá ajudá-lo futuramente. “Estou muito feliz em ter uma oportunidade que não tive quando estava lá fora. Agora, tenho um certificado profissional e isso pode me ajudar quando sair daqui”, disse.

Vale lembrar que essa é a terceira turma que conclui o curso. As atividades começaram em 2017 e desde então, 154 pessoas estão capacitadas para exercer a profissão.