Reeducandas escrevem livro sobre corpo e gênero

Projeto Mulheres Possíveis possibilitou encontros semanais que deram origem à obra com textos, fotos e ilustrações

seg, 27/01/2020 - 18h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
Evento para lançamento do livro escrito por reeducandas da Penitenciária Feminina da Capital

A Penitenciária Feminina da Capital recebe, desde 2016, o projeto Mulheres Possíveis. A iniciativa trabalha temas como gênero, corpo e encarceramento, envolvendo diferentes linguagens, como artes visuais, música, performance, teatro e escrita.

Este projeto criou, entre outubro de 2018 e julho de 2019, o que as organizadoras chamaram de “laboratórios de criação”, com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e o programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A partir de troca de cartas, oficina culinária e de um laboratório de performance e criação, as 50 participantes do projeto narraram trivialidades e situações complexas de suas vidas, medos e esperanças que deram origem ao livro “Mulheres Possíveis: Corpo, Gênero e Encarceramento”, lançada no Itaú Cultural e na penitenciária em dezembro de 2019.

Entre cartas

As reeducandas trocaram cartas com um grupo de mulheres que estava fora da unidade prisional. Elas não se conheciam e se propuseram a compartilhar histórias criando uma rede de amizade. Cleide de Jesus se correspondeu com E. e ambas perceberam na escrita partes de si que estavam adormecidas.

E., que sempre gostou muito de falar, não sabia que também gostava de escrever e não economizava nas palavras. Igualmente, Cleide respondia com longas cartas. “Usamos o projeto para tirar a cabeça da rotina”, comentou Cleide durante o lançamento do livro na penitenciária.

Para Letícia Olivares, uma das organizadoras do Mulheres Possíveis, o projeto é um ganho duplo. “Através da arte trabalhar as questões humanas, com uma troca enriquecedora para os dois lados”, afirma.